Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
Craque

Na estreia do Paulista, Santos enfrenta o Ituano, algoz da final do Estadual de 2014

A partida acontecerá neste domingo, dia 1º às 17h30 (horário de Manaus, na Vila Belmiro



1.jpg Robinho é candidato a capitão em time de veteranos
31/01/2015 às 16:27

O duelo que marcou a final do último campeonato paulista de 2014 se repetirá logo na primeira rodada da competição neste ano. Santos e Ituano se encontram neste domingo, dia 1º, às 17h30 (horário de Manaus), na Vila Belmiro, em partida de estreia dos times - agora rivais - no Campeonato Paulista de 2015.

Um dos destaques do Santos é o ídolo Robinho, que fez 31 anos na semana passada e é um dos líderes do grupo. Sua permanência no clube na temporada ainda não está confirmada, mas, segundo a diretoria, está bem encaminhada.

No ano passado, o jogador alcançou 100 gols pelo time da Vila Belmiro, torna-se o 23º jogador a chegara esta marca. Robinho chegou ao 100º gol pelo Peixe após 223 partidas, mantendo a boa média de 0,45 por jogo. E o carismático jogador espera contar com esse faro de gol para ajudar o Peixe a derrotar o Ituano.

Os três capitãesDepois de quatro anos e meio de reinado de Edu Dracena, o Santos passará a ter um novo capitão a partir do duelo contra o Ituano, domingo, na Vila Belmiro. Um não, três. Em conversa com o elenco alvinegro na tarde de ontem, no CT Rei Pelé, o técnico Enderson Moreira definiu que David Braz, Renato e Robinho terão a responsabilidade de liderar e representar o grupo de jogadores.

Mais do que ter um capitão em cada setor do campo, o treinador se preocupou em escolher líderes com perfis diferentes. O zagueiro de 27 anos é mais enérgico, gosta de gritar, motivar e orientar os companheiros. Já Renato é o mais velho do elenco, tem 35 anos, e sabe lidar melhor com situações de pressão e quando é preciso falar com os árbitros e adversários. Robinho, por sua vez, apesar de brincalhão, é muito respeitado pelos jovens do grupo, a quem gosta de orientar.

“Lamentei muito a saída do Edu Dracena, que exercia grande liderança diante do grupo, mas nunca tivemos um só capitão. A liderança está dividida sempre entre três, quatro pessoas. Um leva a tarja, mas outros desempenham liderança tão importante. A partir do momento que o Edu sai, a gente começa a perceber que outras lideranças se fazem presentes. Vamos ter um representante, mas outros vão liderar o grupo“, disse.

Ituano
O Ituano, por sua vez, inicia o Campeonato Paulista com o mesmo objetivo das seis temporadas anteriores: escapar do rebaixamento. A pretensão parece modesta para uma equipe que surpreendeu os grandes do Estado em 2014 - derrotou o trio São Paulo, Palmeiras e Santo - e sagrou-se campeã no Pacaembu, nos pênaltis. Porém, essa é a realidade do clube que inicia a temporada apenas com três torneios para disputar a princípio.

Além do Estadual, jogará a Copa do Brasil e a Copa Paulista (torneios eliminatórios).

“Temos os pés nos chão. A realidade do Ituano não é brigar pelo título. Temos de lutar para se manter na primeira divisão. A partir daí a gente pensa em conseguir uma vaga na Série D do Brasileiro, para ter calendário mais completo ao longo da temporada. O que vier além disso está excelente”, diz Tarcísio Pugliese treinador da equipe e que vai estrear no Paulista.

De 2009 a 2013, o Ituano quase sempre escapou do rebaixamento nas últimas rodadas. Em 2014, apesar de iniciar o torneio com essa preocupação, conseguiu passar da primeira fase e ir à final.

Ficha Técnica

Santos: Vladimir, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo, Henrique, Chiquinho, Alison, Renato, Lucas Lima, Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira. Técnico: Tarcísio Pugliese

Ituano: Fábio, Dick, Diego Augusto, Leonardo, Zé Carlos, Josa, Jackson Caucaia, Marcelinho, Cristian, Misael e Jheimy Técnico: Tarcísio Pugliese

Motivo: Campeonato Paulista.

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos.

Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado (SP) Horário: 17h30 (de Manaus)



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.