Sábado, 24 de Julho de 2021
Esporte

Na ‘terra dos livres’, Hamilton assina com o Nongbua Pitchaya FC, da Tailândia

País que é conhecido por ser o único do sudeste asiático a não ser colonizado pela Europa, agora é o novo destino do ‘Ibra da Amazônia’



WhatsApp_Image_2021-06-18_at_16.19.41_89C7DFEA-E67E-4BA3-A3C8-D1EDFA608640.jpeg Foto: Divulgação
18/06/2021 às 16:21

De casa nova, o atacante Hamilton anunciou em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (18), o acordo com o Nongbua Pitchaya FC, equipe da Tailândia. O atleta amazonense de 30 anos que já fazia certo ‘mistério’ de onde seria seu próximo destino, estava cumprindo período de isolamento social desde a última semana, para poder se apresentar de forma oficial na nova casa. 

Este será o segundo clube de Hamilton no futebol asiático, o atacante vem de passagem pelo Kazma, time do Kwait, aonde fez 14 partidas, marcou oito gols e deu três assistências, ajudando sua ex-equipe na campanha que culminou na quarta colocação da K-League.



Conhecidos como ‘gamecocks’ - referência à briga de galo -, o novo time do ex-Gavião Real foi fundado em 2010 e conquistou o acesso para a primeira divisão do país (Thay League 1) na última temporada ao levantar a taça da Thay 2. 

Fundado no distrito de Mueang Nong Bua Lam Phu, na província de Nong Bua Lamphu, Nordeste da Tailândia, a nova equipe do ‘Ibra da Amazônia’ começou sua história com o nome de EGAT Nongbua Lamphu United. No ano seguinte, mudou para Nongbua Lamphu FC e, em 2015, trocou para o nome que utiliza até os tempos atuais, Nongbua Pitchaya FC.

Conquistas

O primeiro título foi conquistado em 2016, quando foi vencedor da Divisão Norte da Liga Regional - espécie de terceira divisão - e o segundo foi justamente na temporada passada, quando foi campeão da segunda divisão. Entre os brasileiros que já atuaram no gamecocks, estão dois conhecidos de Manaus FC de Hamilton, o zagueiro Ramon e o meia Gabriel Davis. O jogador amazonense ainda contará com outros três brasileiros no elenco: o meia-atacante Deyvison, o atacante Valdo e o zagueiro Airton - este último foi apresentado junto com Hamilton.

Thay 1

Com 16 times, a Thay League 1 é disputada em um sistema de pontos corridos, onde o primeiro colocado se classifica para jogar a Liga dos Campeões da Ásia, o vice vai para uma fase pré-eliminatória e os três últimos são rebaixados para a Thay 2.

Com 39 gols em 88 jogos - média de 0,44 por jogo - Hamilton é o maior artilheiro da história do Manaus e ajudou o time na campanha que terminou no acesso da equipe esmeraldina à Série C do Brasileirão no ano de 2019. Em sua última temporada pelo Gavião, o atacante fez 12 jogos e marcou oito gols.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.