Domingo, 20 de Outubro de 2019
Craque

Nacional encontra dificuldades para subir de divisão

Em uma década o Nacional tentou subir sete vezes de divisão, mas sempre ficou no meio do caminho



1.jpg Nacional teve três técnicos em 2013. Léo foi o último
14/09/2013 às 16:48

O Leão está sofrendo, está no divã, em busca de explicações para tudo o que aconteceu. Por que falhou mais uma vez? Onde foi parar a virilidade de outros tempos? Por que anda tão mole, sempre olhando para baixo, sem conseguir dar mais alegria pra ninguém?

A verdade é que ele não quer admitir. Talvez pela complexidade do tema ou pura vergonha... É assunto complicado, não é fácil pra ninguém, mas os números dos últimos dez anos traçam o diagnóstico preciso do problema: o Leão está impotente!



A afirmação vem de um levantamento feito pelo CRAQUE que mostra que, nos últimos dez anos (período de 2003 a 2013), o Nacional, ao lado do Cene do Mato Grosso do Sul entrou para as estatísticas do futebol brasileiro como o time que mais tentou o acesso a partir da última divisão sem obter sucesso.

Período

Entre os anos de 2003 a 2009 a última divisão do Brasileiro foi a Série C, até a criação da Série D, em 2009. Foram sete participações no total, na última década, quatro na Série C e três na Quarta Divisão, sem obter êxito nenhum. A melhor posição do time amazonense foi um oitavo lugar no distante ano de 2005, ainda na Série C.

Atuando pela Quarta Divisão do futebol brasileiro, o Leão ostenta ainda uma marca mais vergonhosa: jamais conseguiu vencer um mata-mata.

Mais tentativas

As estatísticas do Campeonato Brasileiro da Série C e D da última década ainda produziram outros times que obtiveram o mesmo número de tentativas de Nacional e Cene (MS). A diferença é que o acesso veio e com direito ao título da divisão. O Tupi de Minas Gerais, por exemplo, tentou o acesso sete vezes e na última tentativa, conquistou o título da Série D, em 2011.

O Sampaio Corrêa, do Maranhão, repetiu o feito no ano passado. Depois de sete participações, entre a Série C e D não só subiu como ainda conquistou o título da Quarta Divisão nacional.

Apesar dos números negativos do Nacional, ninguém pode negar uma coisa: o Leão tenta! É persistente e, como é um clube brasileiro, ele não desiste nunca. Resta saber, porém, se essa impotência aparentemente crônica tem solução.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.