Publicidade
Esportes
Craque

Nadador de seleção, Matheus Andrade disputa maratona durante o aniversário de Manaus

Este ano, as inscrições da maratona aquática do aniversário de Manaus serão abertas a todos que quiserem participar, independentemente da cidade ou Estado. Todos os inscritos concorrerão aos prêmios 23/10/2013 às 18:31
Show 1
O atleta conquistou uma medalha de prata pela seleção brasileira no revezamento 4x100 pela Copa Pacífico disputada no Peru
acritica.com Manaus (AM)

O nadador Matheus Andrade, 16, é um dos atletas confirmados na Maratona Aquática do Amazonas – Troféu Waldir Oliveira 2013, nesta quinta-feira (24) a partir das 8h, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O atleta da Aquática Amazonas e do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) acaba de voltar da Copa Pacífico do Peru, onde conquistou pela seleção brasileira a medalha de prata na prova do revezamento 4x100m livre.

“Na Copa Pacífico eu baixei meu tempo nos 100m livre, também nadei os 400m e os 1500m livre e fiquei em sétimo e nono no individual geral. No revezamento 4x100m livre  a gente foi segundo”, informou o nadador.

Sobre a maratona aquática ele disse que não espera muitas dificuldades. “Como faço provas de fundo, acredito que não terei problemas na prova. Mas será uma experiência nova, pois nunca nadei 3 km em águas abertas”, disse ele, esbanjando otimismo em seguida. “De repente, posso surpreender os favoritos e até ganhar essa maratona”.

Maratona Aquática

No dia 24 de outubro, haverá a 2ª Maratona Aquática – Troféu Waldir Oliveira 2013, em comemoração ao aniversário de 344 anos de Manaus. O evento é uma realização da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada).

De acordo com o presidente da Fada, Vitor Hugo Façanha, o “Botinho”, em 2012 a primeira edição da maratona aquática foi um sucesso. Este, eleespera que não seja diferente. “Esperamos a participação de 150 a 200 atletas nessa maratona aquática. Em longo prazo, esperamos que esse evento venha a ser reconhecido e traga atletas de outros Países, aproveitando o nosso potencial hídrico e divulgando a cidade por meio do turismo esportivo”, comentou o dirigente.

A prova homenageia o professor Waldir Oliveira, que foi um dos fundadores do curso de Educação Física na Universidade do Amazonas (antiga UA, hoje UFAM). Ele foi o primeiro professor de Educação Física do Amazonas e o pioneiro na implantação das escolas de natação, começando pelo Atlético Rio Negro Clube.

Como participar

 As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas na sede da federação, localizada no parque aquático da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. As fichas de inscrição e o termo de responsabilidade dos atletas podem ser baixados pelos sites www.cbdaweb.org.br/am. Podem participar da competição atletas da categoria Infantil (13 anos) até o Master. Informações pelo telefone (92) 3087-8191, das 8h às 12h, ou pelo e-mail fada@fada.esp.br.

Largada e premiação

A largada acontecerá às 9h, da praia da Ponta Negra, totalizando aproximadamente 3 km para as categorias Infantil a Júnior/Sênior e 1,5 km para o Máster. A premiação será em medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria. Para os campeões do Absoluto, a premiação será feita em dinheiro e medalhas para os três primeiros colocados (masculino e feminino). Será ainda premiado o clube campeão e todos os participantes que completarem a prova receberão medalhas.



Publicidade
Publicidade