Publicidade
Esportes
Craque

Nadal vence Djokovic e é novamente campeão do US Open

O Aberto dos Estados Unidos viu o 37º confronto entre os dois, no qual Nadal ampliou a vantagem ao conseguir sua 22ª vitória com 3 sets a um em mais de 3 horas de jogo 09/09/2013 às 21:43
Show 1
Nadal venceu o sérvio Djokovic, atual número 1 do ranking mundial, e consagrou-se campeão do US Open 2013
ACRITICA.COM ---

Na noite desta segunda-feira (9), o espanhol Rafael Nadal consagrou-se campeão do US Open de Tênis contra Novak Djokovic. O sérvio, que ainda mantém sua liderança no ranking mundial, não conseguiu quebrar as previsões para a final do torneio e acabou derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6, 6/4 e 6/1 em 3 horas e 21 minutos de jogo.

Nadal, voltando de uma contusão que lhe deixou quase sete meses parado, chegou ao ser 13º título de Grand Slam e mantém uma estatística invejável: em 60 jogos, apenas três derrotas.

O Aberto dos Estados Unidos viu o 37º confronto entre os dois, no qual Nadal ampliou a vantagem ao conseguir sua 22ª vitória, contra 15 derrotas. Além disso, a vitória confirma a excelente fase do segundo do ranking: em 2013, disputou a final em 13 dos 14 torneios que participou, ficando com o título em dez.

O jogo

Parecendo um pouco disperso, sem muita concentração, Djokovic não foi nem sombra do que mostra para ser o número 1 do mundo. Com muitos erros, permitiu que Nadal ganhasse facilmente os seus games de serviço e obtivesse duas quebras para ganhar o primeiro set por 6 a 2, em 42 minutos.

Para a segunda parcial, o sérvio se transformou. Com mais garra, Djokovic igualou forças com Nadal. Pela primeira vez depois de 89 games de serviço sem ser quebrado, Nadal viu o seu rival conseguir o feito e fazer 4 a 2 depois de um sensacional "rali" de 54 golpes. O espanhol ainda conseguiu devolver a quebra, mas o sérvio foi persistente. Fez 5 a 3 no saque de Nadal e empatou a decisão com 6/3 em 58 minutos.

O terceiro set foi a mais emocionante e também a que mais durou (uma hora e um minuto). Quando sacava em 4/4, Nadal chegou a ficar com 0/40. Mas em grande reação, fechou o game e ficou com 5/4. Na sequência, Djokovic não conseguiu defender seu saque e perdeu o set: 6 a 4. Nadal se agachou e vibrou muito.

No início da quarta parcial, Djokovic teve um break point logo de cara, mas novamente jogou a chance fora. Não bastasse isso, perdeu seu saque e ficou em desvantagem de 2 a 0. Atrás no marcador, Djokovic se perdeu em quadra e foi quebrado novamente no sexto game.

Deste momento em diante, Djokovic desmoronou. Ele ainda seria quebrado mais uma vez. Nem mesmo o barulho da torcida foi capaz de impedir a consagração de Nadal: 6/1. Mais um título para o espanhol, junto com um prêmio de US$ 3,6 milhões.

Publicidade
Publicidade