Domingo, 17 de Novembro de 2019
Craque

Nem só de números negativos vive a Arena da Amazônia. Descubra detalhes curiosos deste estádio

Qual foi o maior público? E a maior renda? E quem são os artilheiros da Arena da Amazônia? Tá curioso? O CRAQUE responde 



1.jpg Xherdan Shaqir continua sendo o jogador que mais marcou gols no estádio
09/03/2015 às 08:53

Nem só de números negativos vive a Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Para provar isso, o CRAQUE foi fazer as contas para trazer mais números, só que desta vez, sobre os jogos realizados no majestoso estádio amazonense.

Entre jogos oficiais, neste primeiro ano, a Arena recebeu um público total de 456.663 em 18 partidas oficiais, o que dá uma média 25,370 espectadores por jogo. O Nacional Futebol Clube entrou para a história ao se tornar o primeiro time a jogar no estádio, na inauguração, contra o Clube do Remo, em partida válida pela Copa Verde, no ano passado.



O Leão da Vila Municipal também se tornou ao lado de Vasco e Flamengo, o clube que mais atuou na Arena: cada um com quatro partidas.Quando o Leão entrar em campo contra o Paysandu, no dia 22 deste mês, também pela Copa Verde, a equipe passará a ser o time que mais jogou no estádio. 

Maior público

O recorde absoluto de público na Arena da Amazônia pertence ao jogo entre Suíça x Honduras, que aconteceu durante a Copa do Mundo, nada menos que 40.322 presentes. E adivinha quem vem logo em segundo lugar? O Vasco da Gama! O time de São Januário tem o segundo maior público da Arena com 40.189 presentes no jogo entre Resende x Vasco, válido pela Copa do Brasil. Já o menor público ficou para o jogo entre Nacional x Vilhena pela Copa Verde, no mês passado: apenas 2015 presentes.

Maior renda


A maior renda (declarada) em partidas oficiais do estádio pertence ao jogo Botafogo x Flamengo. O clássico carioca realizado no ano passado – válido pelo Campeonato Brasileiro – rendeu aos cofres do Fogão na menos que R$ 4.118.040,00.

Maior placar

Os maiores placares da Arena da Amazônia, até aqui, foram anotados nas partidas entre Camarões 0 x 4 Croácia, no Mundial da Fifa e na partida entre Flamengo e Vitória (4 x 0), pelo Brasileirão de 2014. Fast x Princesa do Solimões, pelo Campeonato Amazonense e Resende x Vasco foram as únicas partidas que terminaram em 0 a 0.Fast x Princesa, aliás, foi o único jogo do Campeonato Amazonense realizado no estádio até hoje.

Os artilheiros

Quando o assunto é gol o artilheiro do estádio amazonense continua sendo o suíço de ascendência albanesa Xherdan Shaqiri. Ele marcou três gols em uma única partida na vitória da Suíça diante de Honduras, na Copa do Mundo por 3 a 0.Depois dele, os artilheiros da Arena são Max Lelis - zagueiro do Clube do Remo que marcou os primeiros dois gols da Arena da Amazônia.

Chapinha (ex-Nacional), o croata Mario Mandzukic, Wallyson (Botafogo) e Everton, do Flamengo completam a lista com 2 gols marcados no estádio baré cada um.Em partidas oficiais de torneios profissionais ainda é aguardado o primeiro gol de um jogador nascido no Estado do Amazonas.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.