Publicidade
Esportes
Craque

Novo Centro de Lutas realiza 1º Campeonato Amazonense de MMA Esportivo

A programação inédita no AM está marcada para acontecer no dia 21 de dezembro, domingo, a partir das 17h, no novo Centro de Lutas do mestre Márcio Pontes 11/12/2014 às 08:47
Show 1
Cada luta será disputada em um round de 5 minutos
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Tendo como principal objetivo uma competição recheada de técnicas e não de brutalidade, a primeira edição do Campeonato Amazonense de MMA Esportivo deve dá um pontapé inicial na modalidade no Estado. A programação inédita no Amazonas está marcada para acontecer no dia 21 de dezembro, domingo, a partir das 17h, no novo Centro de Lutas do mestre Márcio Pontes, localizado na rua 8, número 295, Alvorada 2, Zona Centro-Oeste de Manaus. O evento é uma realização da Associação de Esporte (AEL) do Alvorada, com chancela da Federação Amazonense de MMA (FEMMA) e patrocínio  da Espantalho Pneus.

Segundo Márcio Pontes, o formato é o diferencial do campeonato. “No MMA Esportivo, a técnica prevalece, pois as regras são adaptadas para os iniciantes no esporte. Ganha quem soma 20 pontos primeiro e também só pode competir atletas que nunca lutaram profissionalmente. Golpes como cotoveladas, por exemplo, não podem ser desferidos”, explica Pontes, um dos primeiros mestres do campeão mundial dos penas do UFC, José Aldo Júnior.

O organizador afirma que o 1º Campeonato de MMA Esportivo é um projeto piloto. “A ideia é vermos como vai funcionar para, em 2015, criar um calendário estadual dessa modalidade”, complementa.

FORMA DE DISPUTA

A regra é simples. Cada luta será disputada em um round de 5 minutos (categoria adulto)  ou de 3 minutos (juvenil). As áreas de combate serão dois octógonos, medindo 8x8m e 6x6m. O critério de pontuação é de fácil assimilação. Raspagem, quedas e inversões, por exemplo, valem um ponto. Já passagem de guarda, montada e pegada nas costas valem três pontos. O knockdown (soco que leva a queda) vale 10 pontos e lutador que estiver no ataque não poderá continuar batendo, pois o árbitro abrirá contagem (como é feito no boxe).

INSCRIÇÕES

As inscrições custam R$ 30 por atleta e R$ 15, referente à filiação à FEMMA. Podem participar lutadores na faixa etária juvenil (16 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). As categorias de peso serão as mesmas do MMA, ou seja, do mosca (57kg) ao pesado (120 kg). Os atletas deverão lutar com bermuda, camisa, protetores de cabeça e de boca, caneleiras e luva de oito onças (tipo as usada dos treinamentos). Os atletas vencedores receberão brindes oferecidos pela organização do campeonato.

Não está prevista disputa feminina, porém, se houver demanda a organização deixa aberta a possibilidade de abrir uma chave para as mulheres. Só podem lutar atletas sem experiência no MMA profissional.

Publicidade
Publicidade