Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Para poucos

Amazonense vai participar do desafio de nadar 35 km ‘Do Leme ao Pontal’

O desafio está previsto para começar 1h da madrugada do próximo domingo (18). Vítor Gadelha enfrentará, além da distância de 35 km, a baixa temperatura do mar, ondulações e correntezas.



_MCN4103.jpg Vítor vai encarar o maior desafio de sua carreira até hoje (Foto: Mauro Neto/Sejel)
13/12/2016 às 05:00

O jovem nadador Vítor Gadelha, 19, está pronto para o maior desafio de sua carreira até hoje. Ele almeja atravessar nadando os 35 km da travessia “Do Leme ao Pontal”, no Rio de janeiro. Vítor viaja nesta quarta-feira (14) para a prova, que será realizada, de forma individual, provavelmente no domingo (18), dependendo da boa condição da maré.

A travessia “Do leme ao Pontal” passará por belíssimos cenários cariocas como Copacabana, Ipanema e Leblon. Mas a beleza da paisagem fica como coadjuvante, quando se pensa no desafio de precisar vencer a distância de 35 km nadando, em águas frias e com correntezas. “a largada será 1h da manhã, então, essa será a parte mais difícil, nadar de madrugada, no frio; mas, acreditamos que depois, a temperatura fique em torno dos 20 graus Celsius”, disse Vítor.

Apenas quatro atletas já fizeram a travessia até hoje, e apenas um nadador por vez pode fazer o desafio. Além de Vítor, apenas outros dois estão confirmados para tentar realizar a travessia, ainda este ano.

Há cerca de um mês, Vítor precisou abandonar a prova 14 Bis, travessia de Bertioga a Guarujá, na distância de 24 km, por princípio de hipotermia. Desta vez, ele conta que estará mais preparado para encarar o frio. “Vou usar roupa de borracha desta vez e, também, levar uma hidratação mais quente. Além disso, uso uma mistura de vaselina com lanolina no corpo, para esquentar mais o corpo”, disse o nadador.

Quanto às correntezas, Vítor, não se mostra preocupado. “Não é preocupante. Será apenas mais um dos desafios da prova. As correntes exigem mais concentração do atleta, mas me preparei bastante para isso”.

Preparação

Vítor sabe que serão muitas braçadas até alcançar seu objetivo de ser um dos primeiros a atravessar ‘Do Leme ao Pontal’. Serão, no mínimo, 9 horas nadando, então, ele treina de duas a três horas diariamente dentro d’água, completando 60 km de natação por semana. Além disso, Vítor fez treinos noturnos uma vez por semana, para simular o horário do desafio no Rio. “Treino com o grande maratonista aquático Samir Barel, de São Paulo, mas aqui em Manaus quem me acompanha é o Mauro Vieiralves; e nos treinos longos, em que só preciso de hidratação, é meu pai (Pierre Gadelha) quem me ajuda”.

Apesar das dificuldades previstas, Vítor está com ótimas expectativas para o desafio. “Só espero fazer o melhor que eu puder. Sei que é um desafio bem difícil, mas estou confiante e sei que vai dar tudo certo. Completar essa travessia significará que com o treinamento certo dá para fazer qualquer prova”, disse Vítor.

Desafio para poucos

Luiz Lima provou que nadar do Leme ao Pontal era um desafio possível ao concluir o percurso em 2008, de forma pioneira. Sete anos depois, foi a vez de Adherbal de Oliveira completar o mesmo percurso. Este ano, com as travessias de Paulo Amaral e Patrícia Farias, fazer a trajetória ‘Do Leme ao Pontal’ tornou-se um desafio que vários atletas sonham vencer um dia. Vítor será o primeiro nadador do Norte-Nordeste a encarar a travessia. “Mesmo com todas as dificuldades, estou arriscando, e acredito que vou conseguir completar”, disse Vítor. Seu pai, Pierre Gadelha, fala sobre a emoção de acompanhar o  filho de perto no desafio. “É uma expectativa grande e uma mistura de ansiedade e torcida para que dê tudo certo, pois sei que ele está bem preparado, que ele se dedicou muito para isso. Serão 9 horas difíceis para mim dentro do barco ao lado dele, mas tenho certeza de que dará certo”.

Vítor contou com o apoio do técnico Samir Barel e da nutricionista Raphaella Cabral para sua preparação. E com o patrocínio da Aguacrim, da Sejel e da TV A crítica.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.