Publicidade
Esportes
Xô sendentarismo

O que é melhor? Correr na rua ou na esteira?

Quer começar a correr mas não sabe se começa na esteira ou na rua? A gente te ajuda a escolher 02/04/2016 às 16:01 - Atualizado em 02/04/2016 às 16:06
Show esteira x rua
Confira as dicas para saber qual é a melhor opção
acritica.com Manaus, AM

Prática cada vez mais comum em Manaus, a corrida de rua é uma das atividades mais procuradas por pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, condicionamento físico e até emagrecimento rápido. Mas o que poucos levam em consideração é que o primeiro passo para começar a correr, sem gerar prejuízos para a saúde, é passar por uma avaliação médica.

De acordo com o cardiologista Tales Esper, a consulta médica é indispensável independente da modalidade que se queira praticar. “Para iniciar qualquer atividade física é necessária a avaliação do ‘coração sob estresse’. Podemos ‘estressá-lo’ de várias maneiras, a depender do paciente e suas comorbidades, mas não da modalidade esportiva”, afirma. O especialista adianta que, entre os exames que podem ser solicitados, estão eletrocardiograma, teste ergoespirométrico (teste de esforço físico) e ecocardiograma.

Esper alerta que a avaliação cardiológica não é apenas fundamental numa etapa inicial. “Deve ser feita rotineiramente. O ideal é a cada seis meses, pois, eventualmente nos deparamos com doenças causadas pelo excesso de exercício físico”, pontua.

Outro problema que os corredores - iniciantes ou profissionais - enfrentam é o elevado risco de lesões ortopédicas. Segundo o ortopedista Rafael Avelino, quando o paciente não recebe uma orientação antes do início das atividades, pode apresentar quadros crônicos e graves de tendinopatia, tendinite, periostites, distensão muscular, impacto, edema ósseo e até reação de estresse (fratura por estresse).

Avelino explica que o exame físico durante a consulta ortopédica permite avaliar o alinhamento da coluna, comprimento e alinhamento dos membros inferiores, amplitude de movimento das articulações, estabilidade ligamentar das articulações, assim como o formato do pé. É quando se identifica, também, o tipo de pisada (neutro, pronada ou supinada). “O tipo de pisada promove grande influência durante a corrida, principalmente quando o paciente não sabe da existência dessa alteração ou não recebe orientações corretas e tratamento. Ao identificar o tipo de pisada, podemos orientar o paciente e solicitar a confecção de acessório adequado, quando necessário”, pontua.

Esteira X rua

Com a liberação dos especialistas, é hora de procurar um professor de educação física para auxiliar na prática da modalidade. O educador físico Alan Dangelo – que comanda as aulas de Running Class na Companhia Athletica e também coordena o grupo de corrida Jungle Runners - fala sobre as diferenças entre a corrida na esteira, dentro da academia, e a corrida de rua.

“Tem muita diferença! Para quem vai começar a correr o ideal é a esteira, pois ela absorve bastante o impacto, o que diminui o risco de lesões, principalmente para quem está acima do peso. Já a corrida de rua, em solo duro, gera mais impacto, o gasto calórico é maior, mas os riscos de lesões também”, pondera.

Para quem está começando e quer participar de uma prova de rua, Dangelo indica um percurso intercalado, pré-determinando os tempos. “O ideal é alongar e largar caminhando para aquecer o corpo durante uns cinco minutos, em seguida a pessoa pode trotar em baixa velocidade, durante uns três minutos, depois recuperar caminhando. O importante é perceber como o corpo reage e continuar a prova de acordo com o condicionamento físico”, orienta.

 

Outros cuidados indispensáveis

Hidratação: beber água suficiente para hidratar-se antes, durante e após a corrida

Alimentação: fazer um desjejum leve e saudável. Alimentar-se bem para repor energia após a corrida

Para amenizar o calor: usar roupas leves ou específicas para a prática de corrida

 

Corrida

A Cia Athletica realiza neste domingo a sexta edição da Cia Sport Run. A tradicional corrida de rua da academia tem percursos de cinco e dez quilômetros (masculino e feminino), com largada, às 7h30, no Manauara Shopping (mesmo lugar da chegada), passagem pela avenida Perimetral e retorno pela avenida Mário Ypiranga Monteiro.

*Com informação da assessoria de imprensa

 

Publicidade
Publicidade