Publicidade
Esportes
Craque

Obras na Arena da Amazônia estão 80% concluídas

Último carregamento com a estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou na última segunda-feira (9) a Manaus 10/09/2013 às 14:31
Show 1
Parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva
acritica.com* Manaus (AM)

O percentual de construção da Arena da Amazônia chegou a 80,33% nesta semana, de acordo com o último relatório de acompanhamento dos trabalhos. O próximo marco importante da obra é o plantio do gramado, previsto para o final de setembro. Enquanto isso, as estruturas metálicas externas continuam sendo aclopadas.

Coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto informou que o gramado já está plantado em uma fazenda em Belém, no Pará, e possui a certificação exigida pela FIFA. “Optamos em fazer o plantio das mudas, porque implica em um custo menor e um resultado melhor”, explicou Capobiango.

Segundo o engenheiro da empresa Greenleaf, responsável pela preparação do campo, Josep Codony, atualmente está sendo realizada a instalação dos tubos do sistema de drenagem no subsolo e a colocação de uma camada de seixo. “Após esse trabalho, serão colocadas camadas de areia e de material orgânico para o plantio do gramado”, adiantou Codony.


Além da Greenleaf, a empresa Royalverd também assume responsabilidade pela construção do campo e plantio do gramado na Arena. A espécie de grama escolhida foi a "bermuda celebration", que é o tipo recomendado pela FIFA pela sua alta resistência e adaptação ao clima amazônico. Como previsto no projeto inicial, parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva.

Estrutura metálica

Segundo o coordenador da UGP Copa, a montagem da estrutura metálica da cobertura poderia ser feita com os guindastes por dentro da Arena, mas a empresa Andrade Gutierrez, responsável pela construção do estádio multiuso, optou por fazer pelo lado de fora para ter o campo livre para plantar o gramado. “É uma operação um pouco mais trabalhosa, mas que nos favorece no que diz respeito ao gramado”, ressaltou.

Nesta segunda-feira (9), o terceiro e último carregamento com as peças da estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou a Manaus, vindo de Portugal. A previsão é que o material seja liberado até quarta (11) e transportado para a Arena até o início da próxima semana.

Assentos

Já na semana passada, teve início a instalação dos assentos das arquibancadas superiores na Arena da Amazônia. A maioria das mais de 40 mil cadeiras serão fixadas até outubro, mas a conclusão do trabalho será apenas em dezembro, após o término da montagem da cobertura.

As primeiras cadeiras foram fixadas no setor oeste da arquibancada superior. Os assentos terão oito variações de cores entre o amarelo e o vermelho claro, formando um grande mosaico.

A previsão de inauguração do local é 23 de dezembro e o primeiro jogo-teste, para 10 mil pessoas, está previsto para 15 de janeiro de 2014.

*Com informações da UGP Copa

Publicidade
Publicidade