Publicidade
Esportes
Craque

Pai do ex-campeão do UFC vem a Manaus para ensinar os segredos da arte marcial japonesa

Yoshizo Machida (pai do lutador do UFC, Lyoto Machida), estará em Manaus neste fim de semana para ministrar um curso sobre a arte marcial japonesa 17/10/2013 às 09:41
Show 1
Filho mais famoso do mestre é Lyoto Machida
Lorenna Serrão ---

Um dos principais mestres de karatê do País, Yoshizo Machida (pai do lutador do UFC, Lyoto Machida), estará em Manaus neste fim de semana para ministrar um curso sobre a arte marcial japonesa e também para realizar um exame de graduação. Machida é presidente de honra da Japan Karate Association (JKA) e faixa-preta 7º Dan. Ele desembarca na capital amazonense nesta sexta-feira (18), às 14h.

As inscrições para o evento - organizado pela academia Zanshin de Artes Marciais (AZAM), representante da JKA no Amazonas – custam R$ 120 e poderão ser feitas até a abertura, nesta sexta-feira (18), às 19h, na Companhia Athletica do Studio 5, Zona Sul.

“Mais de 70 pessoas já se inscreveram para participar do curso. Vale lembrar que os participantes vão receber um certificado assinado pelo Yoshizo Machida. Por isso, quem deixar para última hora deve levar o RG ou uma cópia”, explicou Marcel Arbono - um dos organizadores do curso.

Aos 67 anos, Machida, que nasceu no Japão e mora no Brasil desde os anos 60, tem uma agenda lotada de compromissos por todo o País. Por isso, Arbono afirma que este será um evento imperdível.

“Não foi fácil acertar a participação de Yoshizo Machida, mas nós conseguimos e o evento está confirmado desde o início do ano. Garanto que quem for participar vai aprender muito mais que regras sobre Karatê. Machida é uma pessoa muito inteligente e tenho certeza que vai nos surpreender”, disse Arbono. Realizar cursos com grandes mestres é uma tradição da academia AZAM, que já trouxe para Manaus Chinzo e Takehiko Machida, Lyoto Machida (filhos do sensei Yoshizo Machida) e Guy Sahri, da França.

“Esta será a primeira vez que teremos um curso ministrado pelo presidente do instituto JKA do Brasil. É mais comum ele realizar palestras em São Paulo e por isso estamos muito felizes e ansiosos pela a palestra”, pontuou Arbono.

O curso que começará nesta sexta-feira (18), seguirá até domingo (20). “Serão três dias de ensinamentos. Na sexta vamos nos encontrar no Studio 5. No sábado e no domingo, a palestra será realizada na academia AZAM, no Santo Antonio, Zona Oeste a partir das 9h. A previsão é que o encerramento aconteça às 11h”, comentou Marcel Arbono. O karatê shotokan é considerado o mais tradicional e tem como filosofia ensinar o praticante a ter sempre confiança e humildade.

Publicidade
Publicidade