Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
mcn7734jean_claudio_dias_2_1.jpg
publicidade
publicidade

Destaques em Recife

Paratletas amazonenses ganham 13 medalhas no Circuito Regional Caixa

Cinco atletas amazonenses trouxeram medalhas de Circuito de atletismo e natação, e vários deles conquistaram vagas para o Circuito nacional, que acontecerá em São Paulo, em junho.


04/04/2017 às 18:26

Os paratletas amazonenses se destacaram no Circuito Regional Loterias Caixa de atletismo e natação, realizado na pista e na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), no último fim de semana. No total, 471 atletas do norte e nordeste participaram das disputas regionais. Ao todo, os amazonenses conquistaram 13 medalhas na competição.

Atletismo

No atletismo, Dernival Santos foi o grande destaque, com três medalhas de ouro, uma no lançamento de disco (24,36 metros), uma no lançamento de dardo (22,66 metros) e uma no arremesso de peso (9,95 metros).

 

Dernival foi um dos grandes vencedores da competição. (Foto: Mauro Neto/Sejel)

Cheine Araújo ganhou uma medalha de ouro no arremesso de peso, com a marca de 9,28 metros, e uma de bronze no lançamento de disco, com a marca de 23, 72 metros.

Além dos dois, o Amazonas também ganhou medalhas com Fernanda Souza, que conquistou a prata no lançamento de disco (12 metros) e no arremesso de peso (6,46 metros), e um bronze no lançamento de dardo (9 metros).

Natação

Na natação não foi diferente, com várias medalhas.  Simplício Campos conquistou a prata nos 200 medley e nos 100 metros borboleta, e o bronze nos 100 metros peito.

Jean Lopes foi outro nadador amazonense que conquistou medalhas no Circuito. O nadador ganhou uma medalha de ouro nos 400 metros livre, atingindo o índice para a etapa nacional da competição, que acontecerá em junho, em São Paulo. Além disso, Jean também garantiu a medalha de prata nos 100 metros livre.

“Eu estava confiante, nos 400 metros, meu tempo não foi o que eu queria, mas o importante é que consegui o índice para a competição nacional, e fiquei muito feliz com o resultado dos 100 metros livre porque foi uma surpresa, eu nunca mais tinha trazido bons resultados dessa prova, e agora vou treinar para o brasileiro, nadar mais para provas ‘de fundo’ (mais longas), e falar para meus treinadores Wellinton e Yves para focar nisso”, destacou Jean.

Jean aproveitou para agradecer a seus patrocinadores: Olímpico Clube - professores Wellington e Yves Simões, Academia Fit one, Aquática Carioca, Secretário Fabrício Lima, Marcelo Serafim e primeira-dama Edilene Gomes.

Todos os paratletas do Estado receberam o apoio da concessão de passagens aéreas da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). 

O Circuito

As competições nacionais acontecerão em três etapas. A primeira entre 2 a 4 de junho, na capital paulista. A cidade ainda receberá a segunda (4 a 6 de agosto) e terceira (27 a 29 de outubro) paradas do principal circuito do esporte paralímpico brasileiro. 

Para chegar à fase nacional do Circuito, os atletas precisam alcançar metas estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As marcas tomam como base rankings e recordes mundiais das modalidades, e os competidores precisam chegar a uma porcentagem especificada destas marcas em suas classes e modalidades para confirmar suas vagas entre os melhores do Brasil. Os atletas com os 50 melhores índices técnicos da temporada anterior estão automaticamente classificados para o Circuito em 2017.

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

publicidade
publicidade
Em família: atleta com deficiência visual em Manaus corre guiado pela filha
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.