Domingo, 22 de Setembro de 2019
Craque

Passeio de bike pelas alamedas do Inpa

Circuito nas alamedas objetiva promover atividade saudável e aproximar o público do conhecimento científico  



1.gif O intuito da atividade é mobilizar a população em torno de temas como ciência, saúde e esportes, promovendo uma atividade saudável e aproximando o público do conhecimento científico
10/10/2013 às 08:27

Unir esporte e divulgação científica e de quebra fazer um passeio de bike pelas alamedas repletas do verde amazônico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É com esta proposta que o Inpa/MCTI, em parceria com Pedala Manaus, vai realizar no dia 24, às 9h, a “Pedalada Científica”.

O evento faz parte das comemorações da semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) - que este ano tem como tema: Ciência, saúde e esporte”. O intuito da atividade é mobilizar a população em torno de temas como ciência, saúde e esportes, promovendo uma atividade saudável e aproximando o público do conhecimento científico.

O circuito contará com uma passagem pelos tanques dos peixes-bois e também a Casa da Ciência, localizados no Bosque da Ciência do Instituto. Durante o trajeto, os participantes passarão por estações, onde receberão explicações sobre espécies de árvores, frutos e sucos regionais.

Para a coordenadora da SNCT no Inpa, Denise Machado Gutierrez, a “Pedalada Científica” é uma maneira inovadora de popularizar o conhecimento sobre a região. “O pedala nunca esteve em um instituto de pesquisa e isso foge um pouco daquele modelo mais clássico de difusão científica. O esporte naturalmente possui um valor em si, mas nós achamos que essa associação é muito interessante para agregar valores as atividades esportivas. Isso potencializa os benefícios do esporte e também os que a própria ciência traz”.

A atividade é aberta para o público em geral. Vale ressaltar que além de trazerem suas próprias bicicletas, os interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (92)3643-3135 ou enviar email para marciamunick@gmail.com.

Além da “Pedalada Científica”, outras atividades esportivas também fazem parte da semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como o Desafio da Reserva Ducke e a prova de orientação de selva no Bosque da Ciência do Inpa. As duas atividades acontecerão no dia 20 deste mês.

Proposta tem caráter inovador

Um dos principais objetivos da semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. De acordo com coordenadora da SNCT no Inpa, Denise Machado Gutierrez, a proposta de unir ciência, esporte e informação é inovadora no âmbito das instituições.

“Não faria o menor sentido se fosse uma simples pedalada. Pensamos em fazer um pedala diferente, um pedala científica, não será simplesmente um passeio ciclístico. Teremos paradas por algumas estações, onde se encontram aspectos importantes sobre a natureza, com a presença de um expositor que passará as informações e explicações, inclusive sobre as espécies frutíferas que o Inpa possui”, explicou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.