Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020
FUTEBOL

Paulo Morgado e Leandro Lima serão responsáveis pela escola de atletas do Naça

Juventude, experiência e cuidados com a saúde serão qualidades marcantes nessa nova etapa da base do clube



WhatsApp_Image_2020-07-08_at_20.25.55_C2B369C0-33BD-41FE-9AF3-B8D679560A6C.jpeg Foto: João Normando/Nacional
09/07/2020 às 06:41

Duas figuras conhecidas no mundo da base do futebol amazonense, o português Paulo Morgado e Leandro Lima serão os responsáveis pela a escola de formação de atletas do Nacional FC. Com um novo projeto, a instituição retornará com suas atividades presenciais na próxima semana, a partir do dia 13 de julho. Contando com todo os cuidados, exigidos pelas autoridades de saúde, o clube vai oferecer aulas com profissionais experientes, em ambiente seguro para seus clientes.

O mister



Paulo Jorge Diogo Morgado, o Paulo Morgado ou, o mister, como é chamado o professor em Portugal, é um treinador de futebol, nascido em Lisboa. Ele é conhecido quando falamos sobre futebol amazonense, mas engana-se quem pensa que essa dedicação começou em terras barés. Ele revela que essa paixão pelo esporte vem desde o berço,

"Sempre gostei bastante de futebol. Meu sonho era ser jogador de futebol, o que consegui, mas infelizmente devido à uma grave lesão, acabei tendo que mudar de ideia e também de profissão. Foi aí que decidi me tornar treinador. Entrei para o curso primeiro nível da Uefa de treinadores. Após isso, o presidente do Oslivais Moscavide (time de Portugal em que atuava) me convidou para treinar a equipe de juniores do clube, e assim iniciei minha carreira como técnico", revelou.

O mister trabalha no Amazonas desde 2011 e por aqui passou por diversas equipes como Rio Negro, Fast, Penarol, Manaus, além do próprio Naça. Esta será sua quarta passagem pelo Leão, a segunda pela escola de futebol do clube. Ele explica como será a metodologia de trabalho e faz questão de agradecer a oportunidade.

"A formação de atletas é a minha paixão. Fico feliz com essa nova oportunidade que o Nacional me deu e espero poder colaborar da melhor forma possível. Vamos começar sem pressa, deixando os garotos à vontade, pois se focarmos especialmente nos resultados, ignoramos a formação de atletas. Esse sim será o nosso foco", afirmou.

Encontro dos misters

No país lusitano, Morgado trabalhou por 14 anos, em trabalhos voltados às categorias de base. Numa dessas passagens, mais precisamente no Belenenses, ele teve a oportunidade de protagonizar o “encontro de misters”. Ao lado de Jorge Jesus, atual treinador do Flamengo, ele teve uma das maiores experiências de sua carreira.

"Conheci Jorge Jesus no Belenenses e pude aprender bastante com ele. Como era um cara que em todos os seus trabalhos, gostava de acompanhar a base, conversávamos bastante. É um treinador que sempre admirei, pela sua forma de trabalhar e que hoje está fazendo a diferença no futebol brasileiro", destacou, com orgulho do conterrâneo.

Experiência e juventude

Outro profissional de peso e que já tem seu nome conhecido no futebol amazonense, principalmente entre os meninos e até as meninas, pois treinou time feminino, é o professor Leandro Lima. Ele conta que está há cinco anos na Vila Municipal e que está ansioso para trabalhar nesse novo momento da escola de formação de atletas.

"Trabalhar na formação de jovens sempre foi especial para mim. Logicamente que deva ter muito cuidado, pois você está lidando com a carreira de alguém que está prestes a começar, porém, você pode ensinar não só sobre futebol, mas como ser humano, mesmo através do esporte, me motiva seguir com isso", admitiu.

Formado em educação física e especializado em futebol e futsal , Leandro relembra de alguns jogadores que pode participar da formação e que hoje são jogadores profissionais.

“Tive a oportunidade de trabalhar com o João Pedro, zagueiro que fez parte do elenco profissional do Nacional este ano, além do Rafael Rennardy, que hoje atua no futebol italiano. São atletas dos quais me orgulho de ter trabalho e ajudado", lembrou.

Os dois professores, ou misters, estão prontos para receber o alunos da Escola de Formação de Atletas. As matrículas para crianças e jovens entre seis a 17 anos já estão abertas. Para se inscrever serão necessários os seguintes documentos: duas fotos 3/4; certidão de nascimento ou RG; Declaração escolar; Comprovante de Residência; além RG e CPF de seu responsável.

A mensalidade custa R$ 100, o uniforme (camisa e calção) R$ 50. A inscrição poderá ser realizada tanto presencialmente na sede do clube, como via Whatsapp, através do número (92) 99901-4288.

O retorno das atividades está marcado para o dia 13 de julho, no campo da Escola de Formação de Atletas, que fica ao lado da sede do clube, localizada na rua São Luiz, 230, no bairro Adrianópolis.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.