Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
Pedro_e_Rafaella_compac..jpg
publicidade
publicidade

GRANDES RESULTADOS

Pedro Afonso e Rafaella Fernandes fazem bonito no Brasileiro Infantil de Natação

Pedro Afonso foi um dos destaques da competição, chamando a atenção de grandes nomes do esporte e também de grandes clubes da modalidade


28/05/2018 às 20:12

Os nadadores João Pedro Afonso e Rafaella Fernandes fizeram bonito no Campeonato Brasileiro Infantil Interclubes de natação de Inverno – Troféu Ruben Dinard de Araújo, que aconteceu entre os dias 23 a 26 de maio, em Santos – SP. Pedro conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, tornando-se um dos grandes destaques da competição, assim como havia sonhado, e sua amiga Rafaella também conquistou o seu objetivo, que era estar na série final de uma prova no Campeonato Brasileiro – ela sagrou-se a quinta melhor do país nos 100m costas. Este ano, os dois terão mais um Campeonato brasileiro, que será realizado entre 28/11 a 1/12, em Vitória – ES.

Pedro havia prometido se tornar campeão brasileiro em mais de uma prova, e cumpriu a promessa, trazendo na bagagem três medalhas douradas, nas provas de 1.500m livre, 200 e 400m livre, e ainda uma medalha de prata nos 200m borboleta.

“Parece que ainda estou sonhando porque foram quatro medalhas, e eu acho que isso é para poucos. Eu e minha família estamos muito felizes porque foram tantas dificuldades, mas conseguimos superar com a ajuda de pessoas, dos treinadores porque isso é fruto do que todos os treinadores do Pedro plantaram. Ele veio melhorando e buscando esse espaço, então sou muito grato a Deus por estar vivendo esse momento e alegria agora”, relata o pai de Pedro, Josimar Afonso.

Josimar conta que muitas pessoas colaboraram, abraçaram a causa de Pedro. “Se não fosse o Raul Andrade, o Pedro tinha parado de nadar. Ele não mediu esforços para manter o Pedro nadando. Após vencer, o Pedro me disse: - Quero ir para às Olímpiadas e quero ter uma medalha das Olimpíadas. A gente se emociona ao ouvir isso. A prova de 1.500m foi a coisa mais linda, decidida no milésimo, ele e o adversário fizeram 16’51”, e o Pedro foi mais rápido no detalhe. Ele nadou muito, cresce muito no final de prova, foi elogiado pele Leonardo de Deus, Pelo Felipe França, impressionou e surpreendeu a todos", conta o pai de Pedro.

publicidade

Para o presidente da Federação amazonense de natação, Vítor Façanha, o resultado de Pedro foi fantástico. “Os resultados do João Pedro foi excelente. Há muito tempo, não tínhamos um feito desse. O que ele fez foi espetacular. Podemos contar nos dedos os atletas desse nipe. Tivemos o Diogo Lima, Eduardo Piccinini, o Carlos Caju, a Alice, mas foram poucos", relembra Vítor.

A lenda viva da natação amazonense, Jefferson Mascarenhas, disse que lembra de alguns nomes que se destacaram em campeonatos brasileiros, mas não tem recordação de algum nome que tenha conquistado tantas medalhas em uma única competição nacional. "Tivemos o Piccinini e o Fabiano Barros, que ganharam mais de um ouro nessa mesma categoria, mas acredito que este seja o melhor resultado de um atleta numa mesma competição", disse.

O Campeonato Brasileiro Infantil contou com a participação de 636 nadadores, número que não era alcançado há mais de uma década.

Numa competição tão competitiva assim, Rafaella Fernandes, do Olímpico clube, ficou feliz por ter conseguido o seu objetivo, que era estar entre as melhores nadadoras do Brasil. Ela chegou à série final na prova de 100m costas, conquistando a quinta posição, com a marca de 1’11”19.

“A competição foi muito importante pra Rafaella, foi a primeira competição dela nesse nível, e nós vimos que ela teria condição de chegar a medalhar. Antes da competição, ela falou que estava achando difícil chegar ao pódio por já conhecer o alto nível das suas adversárias, mas, mesmo assim, ela mostrou em nível nacional que tem condições de chegar ao pódio. Nos 100m costas ela chegou muito próximo, nos 200m costas, a nossa expectativa era bem maior, mas ela reclamava de câimbra e não foi tão bem, mas numa competição como essa, o resultado foi muito bom, e agora é só ela se preparar ainda mais para as próximas provas do calendário”, destacou o pai de Rafaella, Rinaldo Fernandes.

publicidade
publicidade
Aos 22 anos, jogador de futsal amazonense conquista título na Suíça
Atleta do Amazonas garante vaga para o Mundial Militar de Boxe na China
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.