Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Craque

Peladão Verde 2013 já tem grupos definidos

Pelo sorteio, as equipes ficaram divididas em 98 chaves; abertura acontece dia 31 no Sesi



1.jpg O diretor-técnico do Peladão, Sidniz Filho (à esq.), durante evento com participantes
24/08/2013 às 11:10

A sete dias da largada para o maior campeonato de peladas do mundo, as 506 equipes inscritas na categoria Principal do Peladão Verde 2013 já sabem quem são os adversários que vão ter que superar na primeira fase da competição.

O sorteio que definiu quem pega quem na competição foi realizado na tarde da última quinta-feira, na sede do Peladão, no Centro de Manaus. Pelo sorteio, as equipes ficaram divididas em 98 chaves.

Das 98 chaves, 82 serão formadas por cinco equipes, e as outras 16 contarão com cinco equipes. Para receber os jogos nessa primeira fase, a cidade foi dividida em seis distritos.

O diretor técnico da competição, Sidniz Filho, explica que, com essa disposição de chaves com seis e cinco equipes, os confrontos da primeira rodada ocorrerão da seguinte forma: nas chaves com cinco times, o time nº 1 (o cabeça de chave) enfrenta o nº 5, e o nº 2 joga com o nº 4. A equipe nº 3 ficará de folga. Já nas chaves com seis times, todos jogarão na primeira rodada. Na seguinte ordem: a equipe cabeça de chave pega o 6º, o 2º enfrenta o 5º e o 3º joga com o 4º. “Nas chaves de cinco times, o time que folga na primeira rodada ficará responsável pela arbitragem das partidas”, explica Sidniz.

Pontapé inicial

A abertura do Peladão será realizada no próximo dia 31, no Estádio do Sesi mas, por conta das comemorações da Semana da Pátria, a bola vai rolar somente nos dias 14 e 15 de setembro.

As equipes que ainda pretendem inscrever atletas para jogar na primeira rodada, a coordenação do Peladão alerta que o prazo para as inscrições encerra às 18h do dia 6 de setembro. Nessa primeira fase, cada time pode inscrever até 22 jogadores.

Na mesma quinta-feira também foi realizado o sorteio das chaves das outras categorias do Peladão 2013. O torneio Master vai contar com 134 times divididos em 26 chaves.

A disputa Feminina será travada por 43 equipes em oito chaves, em três chaves com seis times e as outras com cinco. Já a categoria Peladinho terá na primeira fase dez chaves, totalizando 53 clubes. Uma das novidades desse ano no Peladão é a redução do número de distritos (áreas da cidade) onde os jogos serão realizados na primeira fase da competição.

Até o ano passado, a cidade era dividida em oito áreas (distritos). Esse ano, para facilitar a vida de equipes que tinha dificuldade em encontrar campos para jogarem, a coordenação do campeonato distribuiu os jogos em seis distritos. “Assim, alguns distritos tiveram suas áreas ampliadas, criando alternativa de campos para muitos times. E as equipes continuar jogando nessa primeira fase em campos não muito distantes dos bairros delas”, explica Sidniz.

Tradição

O Peladão é realizado anualmente pela Rede Calderaro de Comunicação (RCC) e é considerado uma das maiores manifestações esportivas do Estado do Amazonas, contribuindo para a massificação do esporte na região. No dia 31, na abertura do Peladão Verde 2013 no Sesi, as equipes do Puraquequara, Arsenal, Panair e União da Ilha da Manaus Moderna disputam um quadrangular. O primeiro jogo inicia às 14h30.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.