Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Futuro definido

Penarol garante classificação e Fast está matematicamente eliminado na Série D

Equipes tiveram futuro definido na competição em jogos que aconteceram no Acre e no Amapá



WhatsApp_Image_2021-08-22_at_19.39.03_B3655AB6-9C3C-4018-85EE-5B1FF7446123.jpeg Foto: João Normando/FAF
22/08/2021 às 19:47

Após vencer o Fast por 2 a 1 no Floro de Mendonça neste domingo (22), o Penarol colocou um dos pés na próxima fase da Série D. A classificação do Leão foi confirmada duas horas depois com o empate em 0 a 0 entre Ypiranga-AP e GAS-RR. Já o Fast, que com a derrota estava praticamente fora, teve a eliminação confirmada após a vitória do Galvez-AC sobre o Atlético-AC por 4 a 1, na Arena da Floresta.

Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase, o Penarol é o terceiro colocado com 20 pontos, um a mais que o Galvez-AC, que chegou a 19 neste domingo. Com as duas vagas confirmadas para Castanhal-PA e São Raimundo-RR, restava para quatro times brigarem pelas duas vagas restantes.



No caso do Penarol, bastava torcer para um empate no jogo entre Ypiranga-AP e GAS para garantir a vaga matematicamente. Com o resultado, o Clube da Torre chegou aos 12 pontos e só pode alcançar a pontuação de 20 pontos, mesma pontuação do Leão da Velha Serpa, que tem seis vitórias na Série D, enquanto o time amapaense poderia chegar no máximo a 5.

Esta é a segunda vez que o Penarol consegue avançar para a segunda fase da quarta divisão. Em 2011, o Leão foi o segundo colocado do Grupo 1 e enfrentou o Independente-PA na segunda fase, sendo eliminado pelo time paraense.

Na próxima rodada, o Penarol vai ao Pará enfrentar o Castanhal-PA no Modelão às 14h do próximo domingo (29). Na última rodada, o time que ainda tenta garantir o terceiro lugar do grupo, recebe o GAS no estádio da Colina às 16h.

Já o Fast Clube, que não dependia só de si para passar de fase, teve a situação agravada com a derrota para o Leão, em Itacoatiara. Além de vencer os dois últimos jogos, o time ainda tinha que torcer para o Atlético-AC, lanterna da competição, vencer o Galvez. Com a goleada, o Imperador chegou aos 19 pontos. O Fast, quinto colocado, com 13 pontos só pode chegar até os 19 pontos, porém só pode chegar a cinco vitórias na competição. Vale lembrar que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.

Da fase de acesso à queda precoce

A queda precoce do Rolo Compressor vem um ano após o clube chegar à fase de acesso da competição. No ano passado, o Tricolor conseguiu passar da fase de grupos da Série D pela primeira vez, mas caiu nas quartas de final para o Novorizontino.

O Fast se garantiu para a Série D de 2021 na Seletiva do Campeonato Amazonense de 2020. O time perdeu a semifinal para o Manaus, mas venceu o São Raimundo na disputa de 3° lugar, o que garantiu um lugar na competição nacional.

Passando por dificuldades financeiras, o time chegou a abrir mão de disputar o Campeonato Amazonense de 2021 para priorizar o Brasileiro e só confirmou a participação dias antes do início da competição.

O início ruim derrubou o técnico Marcelo Conte e trouxe Ricardo Lecheva, comandante que estava à frente do time na campanha do ano passado, mas desta vez, não conseguiu repetir o sucesso de um ano atrás.

Na próxima rodada, o Fast enfrenta o São Raimundo-RR no sábado (28) às 17h, no estádio da Colina. Na última rodada, o Rolo Compressor vai a Macapá enfrentar o Ypiranga-AP às 16h.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.