Publicidade
Esportes
Craque

Pilotos de 6 a 18 anos serão permitidos no Campeonato Amazonense de Arrancada

Os jovens farão parte da categoria Drag Junior e o campeonato tem mais outras 15 categorias que permitem a participação de todos os tipos de veículos e motocicletas acima de 600 cilindradas 09/09/2013 às 14:11
Show 1
Participarão dessa etapa dois dragsters na categoria Junior, que vieram de São Paulo
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A próxima etapa do Campeonato Amazonense de Arrancada 2013 surpreenderá a todos com a primeira realização da categoria “Drag Junior”, que permite a participação de crianças de seis anos até adolescentes de 18 anos. A disputa será realizada no próximo final de semana, sábado (14) e domingo (15), das 9h às 18h, na pista Amazonas Dragway, localizada na estrada do município de Iranduba, logo após a ponte Rio Negro.

Participarão dessa etapa dois dragsters na categoria Junior, que vieram de São Paulo. Segundo as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo, da Comissão Nacional de Arrancada e Do Conselho Técnico Desportivo Nacional, há as categorias Drag Junior Mirim com a participação de pilotos de seis a nove anos; Drag Junior Graduados que permite pilotos de 10 a 13 anos; e Drag Junior Master com adolescentes de 14 a 18 anos.

O veículo que compete nestas categorias possui motor Honda de 13 HP, de um cilindro, pesa de 150 a 170 quilos e tem até 4,10 metros de cumprimento. Na Drag Junior é proibido utilizar “sobrealimentação”, que é o uso de aditivos como oxido nitroso, turbo compressor, blower entre outros.

Um dos organizadores do Campeonato Amazonense de Arrancada, Luciano Bento, informou que um dos diferenciais dessa categoria é que há um limite de velocidade a ser atingido na pista de 201 metros. “Enquanto nas categorias normais da arrancada o que se espera é o máximo de velocidade no menor tempo percorrido, na categoria Drag Junior o piloto deve seguir algumas normas de segurança como não ultrapassar a velocidade de 136 quilômetros por hora. Além disso, é obrigatório o uso de paraquedas com acionamento em todas as largadas. Se o piloto não abrir o paraquedas ele automaticamente será penalizado”, disse Luciano.

O carro dragster junior também deverá possuir uma chapa de proteção que tenha a correia da transmissão, em caso de rompimento. “Essa é a penúltima etapa do Campeonato Amazonense de Arrancada e isso gera muita expectativa porque, os pilotos se empenharão ao máximo para garantir cada vez mais pontos no ranking estadual, que tem os pilotos mais velozes do Amazonas. Os pilotos literalmente quebrarão seus motores e vão dar o máximo de si para garantir recordes e fazer ‘bonito’ na pista”, afirmou.

Além da categoria Drag Junior, o campeonato tem mais outras 15 categorias que permite a participação de todos os tipos de veículos e motocicletas acima de 600 cilindradas. O evento é direcionado à toda a família com muita adrenalina nas disputas de velocidade e animação nos intervalos, com a apresentação de manobras radicais com motocicletas. 

Os ingressos para o campeonato são vendidos na bilheteria da pista Amazonas Dragway, localizada na entrada, ao valor de R$ 10 para arquibancada e R$ 30 para arquibancada VIP, com acesso aos boxes, onde ficam os carros. Os organizadores garantem ingressos gratuitos para crianças até 10 anos e idosos acima de 65 anos, além de valor meia-entrada para quem apresentar carteira do estudante.

Informações mais detalhadas, somente pelo telefone 9161-7638.

Publicidade
Publicidade