Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
SUPERBIKE

Pilotos do AM fazem sucesso em equipe que disputa o SuperBike Brasil

Natural de Manaus, Victor Simões briga pelo título de um dos principais campeonatos de SuperBike do mundo, pela equipe SPN Racing, que também tem outros pilotos que residem em Manaus



WhatsApp_Image_2019-10-31_at_18.27.57_2B785D8B-1706-4181-AE7C-BDDDA11822F4.jpeg O manauara Victor Simões (à esquerda) é um dos pilotos da equipe SPN Racing. Foto: Acervo Pessoal
02/11/2019 às 19:18

Quem pensa que o Amazonas forma atletas de alto nível apenas no jiu-jítsu - e no MMA, consequentemente - está enganado. Tem manauara fazendo sucesso sobre duas rodas nas competições de motovelocidade. Mais precisamente, no SuperBike, uma das modalidades do motociclismo de velocidade e que é disputada com motocicletas modificadas de produção.

Criada no início deste ano, a equipe SPN Racing - 598 tem se destacado no SuperBike Brasil, o campeonato nacional da modalidade que é disputado em nove etapas. E um de seus pilotos é Victor Simões, natural de Manaus, e que agora compete com atletas de alto nível da motovelocidade. Liderada por Nico Ferreira, brasileiro que vive na Espanha, a equipe também conta com Gustavo Turner e João Bala, treinador e piloto, respectivamente, que residem na capital amazonense.



Manaus em alta velocidade

Acelerando distante de casa, Victor Simões supera desafios para estar no nível de seus concorrentes. Uma das dificuldades é a falta de estrutura ideal para treinos na capital amazonense. Com a falta de um autódromo, o piloto precisa treinar na pista de kart da Vila Olímpica, aplicando sempre as estratégias passadas por Nico, líder da equipe, e Gustavo, treinador que cuida da preparação física dos pilotos. 

“Apesar de não termos um autódromo em Manaus, diferentemente dos pilotos locais que têm a oportunidade de estarem sempre treinando, aqui estamos sempre na pista de kart da Vila Olímpica. Nosso chefe de equipe, Nico Ferreira, mora na Espanha, mas quando pode vem a Manaus nos trazer seus ensinamentos para aplicarmos as melhores estratégias nas pistas”, afirmou Victor Simões.


Victor Simões supera barreiras para continuar correndo no SuperBike. Foto: Acervo Pessoal

Embora não seja profissional, o piloto tenta sempre encaixar os treinos com a rotina de trabalho. “A disponibilidade fica sempre atrás de meus compromissos profissionais. Acaba atrapalhando um pouco o desempenho, pois uma corrida exige muito do piloto, mas estou feliz pelo que alcancei até agora. Sempre tenho o apoio da família, em especial minha filha Victoria e minha esposa Sihame”, completou Victor.

Na caça pelo título 

Crescendo a cada etapa e faturando pódios, a equipe briga pelo título de um dos importantes campeonatos de SuperBike do mundo, o que ressalta a participação dos manauaras. “Os pilotos de Manaus têm evoluído muito. Hoje em dia batalham por pódios, o que me deixa muito feliz. Só queremos somar nesse campeonato, que é considerado um dos maiores da América Latina”, afirmou Nico Ferreira, líder da equipe SPN Racing.

Nos dias 10 deste mês e 8 de dezembro serão realizadas as últimas duas etapas do circuito. Enquanto aquela será realizada em Curitiba, esta será realizada em Interlagos, fechando a temporada do SuperBike Brasil. 

“As mudanças de pista são um desafio a mais. A cada nova etapa procuramos nos adaptarmos ao traçado buscando o menor tempo em cada volta. A próxima etapa será em um autódromo que já conhecemos, vamos buscar o nosso melhor”, concluiu Victor Simões.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.