Sábado, 30 de Maio de 2020
Coronavírus

Por conta do Coronavírus, Pan-Americano de Jiu-jítsu é cancelado na Califórnia

Aumento no número de casos confirmados do Coronavírus (COVID-19) nos Estados Unidos, causou o cancelamento do Campeonato Pan-Americano de Jiu-jítsu, que aconteceria na Califórnia. A medida de segurança também deve ser adotada em outros torneios no país



Jiu-jitsu_competi__o_E3C2B591-5878-4AC7-AE1E-DBAA856DDCDC.jpg Foto: Reprodução
12/03/2020 às 20:39

Fazendo ‘estrago’ no mundo, em todos os aspectos possíveis, o Coronavírus (Covid-19) está acumulando grandes ‘vítimas’ no meio esportivo: são diversos campeonatos cancelados ou adiados, estrelas de várias modalidades infectadas e realização das atividades sem público. No Estados Unidos, o número de casos confirmados já ultrapassa 1.000 contágios e medidas de segurança cada vez mais severas estão sendo tomadas. Existe inclusive, uma recomendação do governo para que eventos com expectativa de atender mais de 100 pessoas sejam cancelados. Foi o caso do Campeonato Pan-Americano de Jiu-jítsu, organizado pela Federação Internacional de Jiu-jítsu Brasileiro (IBJJF), que iria acontecer entre os dias 18 e 22 de Março, na Califórnia e contaria com a participação de amazonenses na disputa por medalhas. 

O CRAQUE conversou com o presidente da Federação Amazonense de Jiu-jítsu profissional (FAJJPRO) sobre o cancelamento do evento esportivo. 



“Seriam 3 mil atletas inscritos para essa competição, de vários países, num lugar fechado. Da forma como está se propagando (Coronavírus), é melhor prevenir”, destacou Bosco Júnior, responsável pela FAJJPRO. 

Ele também comenta sobre o número de amazonenses que provavelmente participariam do campeonato nos Estados Unidos. 

“Por volta de 15 atletas daqui iriam estar lutando. Em termos de número não é o campeonato que mais estamos presentes. Mas é claro que o prejuízo pode ser grande para quem já estava programado para ir”, concluiu. 

O guerreiro baré Matheus Gabriel - campeão mundial pelo peso-pena em 2019 -, mora na Califórnia e descreve com exclusividade o atual cenário no ‘Estado Dourado’ (a Califórnia).

“Estamos em alerta total. No mercado, não se encontra mais coisas básicas. O cancelamento dos campeonatos é inevitável. Ficamos tristes porque é a nossa vida, mas respeitamos e entendemos. A saúde é mais importante”, disse o amazonense, que era um forte candidato para a medalha de ouro no Pan. 
Matheus comenta que a situação dos treinos da arte suave também está ameaçada com a pandemia do vírus.

“Algumas academias já estão cancelando as aulas, outras estão mantendo, mas a tendência é que os treinos sejam cancelados, por conta do contágio”, afirmou a respeito da recomendação de isolamento, cada vez mais incisiva na ‘terra do Tio Sam’.

Apesar disso, amanhã (14), o atleta lutará pelo evento Fight To Win, que não cancelou, nem adiou, suas atividades.

“Vou estar lutando no sábado, a organização não cancelou e eu estarei lá”, concluiu. 

News whatsapp image 2019 06 21 at 16.12.51 7cbfadd4 8d2b 47cf a09e 336b83276e71
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.