Publicidade
Esportes
Craque

Presente e passado das lutas em livro que mostra a história e os avanços da ciência em relação à preparação de atletas

No dia 28, Leandro Paiva, autor do livro "Pronto Pra Guerra" lançará seu segundo livro "Olhar Clínico nas Lutas, Artes MArciais e Modalidades de Combate" 21/08/2015 às 21:31
Show 1
Manaus foi a segunda cidade escolhida para o lançamento do livro
Camila Leonel Manaus (AM)

As Artes Marciais Mistas, ou MMA, é um dos esportes que mais ganharam espaço nos últimos anos. A cada dia, a popularidade do estilo cresce e aumenta também o interesse da ciência esportiva em estudar  seus movimentos para melhorar a performance dos atletas. Mas o MMA agrega também lutas milenares que possuem uma filosofia e uma história em seu bojo e é com o objetivo de fazer conhecido tanto a história quanto os estudos das lutas, que o professor Leandro Paiva lançará na próxima sexta-feira (28), às 18h, no Teatro Manauara, o livro “Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combates”.

Autor do sucesso “Pronto Pra Guerra”, um dos principais livros sobre preparação física de atletas para luta, Leandro quis buscar um complemento para o primeiro trabalho e, com isso, mergulhou durante quatro anos – período que levou para escrever o livro -  na história das lutas. E como o seu foco principal é a preparação de atletas, também analisou  cerca de 300 estudos sobre preparação física de lutadores.

“Há uma lacuna das pessoas que trabalham no MMA e acham que é assim e que sempre foi assim (sobre as lutas e preparação física dos atletas). Então eu empreendi uma pesquisa e consegui descobrir que tinha registro de lutas desde a pré-história. Então é um livro que trata de história , mas que eu falo muito sobre preparação física, que é o meu dia- a-dia”, comentou.

O livro também possui interpretação e adaptação de artigos científicos divulgados em periódicos nacionais e internacionais, ainda não conhecidos no Brasil em uma linguagem acessível para todos. “As pessoas não estavam conseguindo filtrar e adaptar esse artigos. Então nossa missão foi ler, interpretar e dar para as pessoas esses estudos mastigados”.

Leandro Paiva é profissional de Educação Física há mais de 15 anos. Possui extensão universitária e formação clínica em Medicina Ortomolecular. Já planejou a preparação física de diversos lutadores como Ronaldo Jacaré,  Ricardo Arona e Bibiano Fernandes .

Lançamento

O evento de lançamento acontece no dia 28 a partir das 18h no Teatro Manauara. Durante o evento, haverá fragmentos da exposição da UNESCO Lutas: patrimônio cultural da humanidade e a exibição do documentário sobre “A Ciência das Artes Marciais”. A entrada para o evento é gratuita.


Publicidade
Publicidade