Publicidade
Esportes
Craque

Presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso propõe acordos com o AM

O objetivo é implementar e aumentar o esporte no Estado. Além da parceria entre Confederação e Federação, equipamentos foram cedidos para as atletas amazonenses 30/09/2015 às 18:30
Show 1
A reunião entre representantes da Confederação Brasileira, da Federação Amazonense e do secretário de esporte aconteceu na tarde desta quarta-feira(30)
Camila Leonel Manaus (AM)

Na semana passada 10 atletas amazonenses participaram do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Adulto e sub-20, no Rio de Janeiro. O Amazonas faturou três medalhas, duas de bronze e uma de prata. O destaque ficou com Rodrigo Pinheiro Santos, terceiro lugar na categoria adulto, mesma categoria que teve como campeão Fernando Reis, Bi-Campeão Panamericano. Rodrigo também foi prata na categoria juvenil na categoria até 105kg e William Lucas Alves na categoria 56kg.

Os bons resultados obtidos chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) e trouxe até Manaus o presidente da CBPL, Enrique Monteiro Dias e para visitar as instalações da equipe amazonense no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), localizado na Vila Olímpica.

“A Federação se filiou à Confederação no início deste ano e ela participou do nosso principal evento e tiveram uma participação expressiva em termos de resultado superando alguns estados que estão há mais tempo na modalidade. Eu já tinha recebido o convite para conhecer as instalações e chegou o momento e é nessa possibilidade que a gente quer implementar o desenvolvimento através de uma ajuda em conjunto de realização de eventos internacionais”, disse.

O atleta amazonense Rodrigo Pinheiro Santos foi bronze na categoria adulto no Campeonato Brasileiro de levantamento de Peso

 E a visita pode ser o primeiro passo para parcerias entre federação de CBLP para transformar o Amazonas em um polo da modalidade além de ser roteiro para competições internacionais no futuro. “Esses atletas sempre utilizaram o nosso espaço no Centro de Rendimento e a ajuda com as passagens, que o governo colaborou  trouxe um resultado e estamos propondo aqui que se o governo tiver interesse firmar uma parceria entre Estado e Confederação Brasileira para que possamos brevemente realizar um campeonato internacional”, disse Ricardo Marrocos, secretário executivo da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Além disso, a Federação recebeu equipamentos para a prática do esporte. Foram uma plataforma e duas barras: masculina e feminina com seus discos. O material é importado e homologado pela Federação Internacional.

 Para o professor Francisco Ventilari, treinador da equipe de levantamento de peso, os equipamentos ajudarão os atletas a alcançarem resultados cada vez melhores.

“Nós temos necessidades de equipamento para melhorar o nosso, nossa estrutura  e preparar melhor nossos atletas .Com certeza vai melhorar bastante o nível técnico dos nossos atletas com equipamentos que são utilizados em competições oficiais tendo em vista que nos estamos treinando com equipamentos adaptados. Nós já competimos com os atletas dos grandes centros e já sentimos como é a situação e precisamos de equipamentos bons e adequados para melhorar nosso nível e competir de igual para igual. Esse é o nosso objetivo:  nos equipararmos aos grandes centros do levantamento de peso”, disse.



Publicidade
Publicidade