Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
zCR0603-10F.JPG
publicidade
publicidade

Futebol Americano

Primeira edição do Campeonato de Futebol Americano Sub-19 começa neste domingo (3)

Nacional Cavaliers e Tarumã Broncos se enfrentam na Vila Olímpica pela primeira rodada do Curumim Bowl


01/09/2017 às 21:46

Os times de futebol americano de Manaus além de pensar na expansão da modalidade, também querem garantir o futuro. Prova disso foi o surgimento de times sub-19 das franquias já existentes e para celebrar os trabalhos, iniciados por meio de projetos sociais, começa neste domingo (3), às 9h, no Campo da Vila Olímpica, Zona Centro-Oeste de Manaus, o Curumim Bowl.

A primeira rodada será entre o projeto Futebol Americano na Escola e Nacional Cavaliers. Além dos dois times que jogam neste domingo, o time sub-19 do Tarumã Broncos também está na competição e só joga na próxima rodada. Todos jogam contra todos e os dois melhores disputam o título no dia 29 de novembro.

O projeto do North Lions em parceria com escolas reúne 60 alunos (Foto: Evandro Seixas)

 

Para muitos deles, é a primeira competição da vida e a ansiedade às vésperas do primeiro jogo é grande. É o caso do quarterback do Projeto FA na Escola, Matheus Victor, 16, que passou a semana contando as horas para o pontapé inicial do jogo de estreia. “São sete noites sem dormir, treinando jogadas, motivando o pessoal para que eles fiquem cada vez mais afoitos do mesmo jeito que eu estou e a gente chegar lá quebrando tudo. Estou muito ansioso”, explicou o jogador que treina há um ano e meio e diz que uma competição para as categorias de base é “uma realidade que começou com um sonho e toda a rapaziada acha isso incrível”, completou.

Do lado dos Cavaliers, o quarterback Felipe, 16, também celebra o momento que o time terá neste domingo. “É muito bom ver que temos um time que vai jogar porque no início eram cinco moleques jogando e você olha pra isso hoje e é gratificante”, contou.

O Curumim Bowl foi idealizado pelos times, que fizeram parceria com a Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam) e que iniciaram as atividades no contexto de projetos com jovens. O Projeto Futebol Americano na Escola é feito em parceria com o Projeto Voz Ativa e filiado ao North Lions.

“O nosso objetivo sempre foi envolver a escola em algo que pudesse unir os alunos. A intenção sempre foi essa: formar cidadãos. Estamos felizes pois através desse projeto estamos resgatando crianças e jovens da ociosidade e o campeonato vem coroar esse trabalho”, disse Girleno Menezes, que treina cerca de 60 adolescentes de até 19 anos no Campo da escola André Araújo há um ano e três meses.

Já o time sub-19 do Nacional Cavaliers treina há três anos na Vila Olímpica do Coroado, Zona Leste de Manaus e para o técnico Bruno Fontes, que joga no time principal do Cavs, a alegria de ver seus pupilos disputando a primeira competição é grande.

“Desde quando comecei a treinar esses meninos juntamente com a minha esposa, tudo o que eu mais queria era ver essas garotos em uma competição oficial. Eu me sinto feliz em poder tá passando conhecimento pra esses garotos. Vê-los, dedicando tempo a aprender jogadas, assistindo vídeos perguntado sobre. É muito gratificante”, declarou Fontes.


As meninas também terão a oportunidade de jogar (Foto: Evandro Seixas)

Regras diferentes

Para este campeonato serão usados apenas os should pads (protetores de ombro) e protetor bucal. Os jogadores não usarão capacetes por falta de condições financeiras, por isso o campeonato é considerado “half pad”, ou meio equipado já que os jogadores não estarão completamente equipados. Na primeira edição os jogos serão mistos, já que ainda não existe a categoria feminina para os sub-19. De acordo com Anchieta Montefusco, 20 meninas estão inscritas para a competição.

publicidade
publicidade
Equipes iniciam preparativos a um mês do início do Amazonense de Futebol Americano
Atletas amazonenses são contratados por time turco de futebol americano
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.