Domingo, 19 de Maio de 2019
PRIMEIRA DO ANO

Prova de Triathlon por equipes em Manaus está com inscrições abertas

A competição de revezamento promete atrair mais adeptos para o triathlon amazonense



hamburg-2013-team-web_0024_resize.jpg
Cada integrante da equipe precisa completar um triathlon super-sprint antes de passar a responsabilidade para o próximo
19/01/2017 às 05:00

Estão abertas as inscrições para o Triathlon Mixed Relay ou triathlon misto de revezamento, que será realizado no dia 4 de março, no complexo da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

A prova é um triathlon de revezamento por equipes, em que cada integrante deve completar um triathlon super-rápido (natação, ciclismo e corrida), e passar a responsabilidade para o próximo atleta, até todos completarem sua prova. O Mixed Relay será a primeira prova do calendário da Fetriam (Federação de Triathlon do Amazonas) deste ano.

Cada um dos quatro atletas de cada equipe deverá percorrer 250 metros de natação, 6 km de ciclismo, e 1,5 km de corrida para completar o percurso. Os triatletas podem formar equipes para disputar a categoria oficial ou a categoria aberta. A oficial é composta por dois homens e duas mulheres, e a aberta, com quatro atletas de qualquer gênero.

As equipes podem disputar as categorias oficial e aberta. 

Os atletas deverão seguir a dinâmica já tradicional na ITU:

1º: nada → pedala → corre → passa para o próximo;
2º: nada → pedala → corre → passa para o próximo;
3º: nada → pedala → corre → passa para o próximo;
4º: nada → pedala → corre → cruza a linha chegada.

Para a categoria oficial, a ordem dos atletas deve ser: mulher → homem → mulher → homem. É “a sobrevivência do mais rápido”, como define a União Internacional de Triathlon (ITU).

Atletas animados com a novidade

O evento está movimentando os triatletas, que já estão formando suas equipes. Thiago Aguiar é um triatleta experiente. Agora, ele está super animado para o triathlon por equipes, uma novidade na cidade. O atleta já está com sua equipe formada. “A Fetriam inova trazendo um novo formato de prova para Manaus. A prova promete uma grande disputa entre as equipes, pois seu formato favorece a velocidade nas três modalidades. Para os atletas, será uma competição dura, que requer correr com o ‘coração na boca’, do início ao fim, e para os espectadores, é só escolher sua equipe e torcer!”, disse ele.

O presidente da Fetriam, Antônio Neto, está confiante que a prova por equipes pode incentivar as pessoas a ingressarem no triathlon. “Queremos trazer novos adeptos ao esporte, o Team Relay tem uma distância menor que a de um triathlon convencional, e isso encoraja aqueles que sempre tiveram vontade de fazer um triathlon, mas achavam impossível nadar, pedalar e correr a distância de um Sprint, por exemplo”, destaca.

Thiago Nicolau é nadador de destaque no Amazonas, mas quer se aventurar no triathlon. Ele está formando uma equipe com a namorada, e está treinando para a prova. "Será um desafio para mim. Tenho vontade de fazer um triathlon, quero ver do que sou capaz", disse ele.

Triathlon por equipes é disputado em campeonatos mundiais da modalidade. 

As inscrições para o triathlon por equipes estão sendo feitas através do site: www.ativoseventos.com.br , pelo valor de R$600,00 por equipe, até o dia 20 de fevereiro, ou até atingir o limite técnico de 75 equipes inscritas. Apenas atletas federados poderão participar do evento.

A Fetriam continuará a realizar as etapas de Aquathlon infantil, uma etapa da Copa Norte de Triathlon e o Circuito Amazonense de Triathlon. O calendário completo de 2017 da Fetriam será anunciado até o final de abril, após as eleições da Confederação Brasileira de Triathlon – Cbtri.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.