Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Craque

Projeto social ajuda crianças a descobrir o tênis

O projeto Tênis na Comunidade, do professor Ricardo Fixe, tem por principal objetivo levar esporte e diversão para as crianças do bairro da Chapada



1.jpg No projeto, as crianças se divertem aprendendo um novo esporte
15/07/2015 às 19:44

O estudante João Gustavo, de 13 anos, costuma ir jogar futebol com os amigos nas manhãs de sábado na quadra da Chapada, Zona Centro Sul de Manaus. Usando camisa e calção com o escudo do Barcelona, seu time favorito, e de society, ele vai para mais uma partida com os amigos da vizinhança, porém ao chegar na quadra, João encontra uma outra bola rolando pela quadra, ou melhor, quicando. Justamente naquele sábado, acontecia a retomada do projeto do professor de tênis Ricardo Fixe chamado “Tênis na Comunidade”. O projeto, que tem 15 anos de existência, volta à ativa para incentivar a prática do esporte por crianças e adolescentes aos sábados pela manhã.

O projeto foi retomado há pouco tempo pelo professor de tênis Ricardo Fixe, que passou uma temporada fora do Amazonas se aperfeiçoando no esporte. As aulas de tênis acontecem todos os sábados de 10h às 12h, na quadra da Chapada, Alameda São Francisco, 10. Para participar, não é preciso pagar mensalidade ou ter o equipamento, porém a criança precisa estar estudando.



 “É de graça, mas a criança tem que estar estudando e faz a inscrição aqui na associação dos moradores do bairro para participar. É  única exigência”, explicou o professor. As inscrições podem ser feitas na Associação dos Moradores  e Amigos do Bairro da Chapada, no Beco São Francisco, 10.

Mas apesar de ter um projeto que estimula a prática de tênis, um esporte tradicionalmente de elite, o objetivo de Fixe não é encontrar um novo Guga entre os pequenos. O objetivo maior é a diversão dos pequenos.

“É mais lazer mesmo. Isso aqui não tem preço, essa é a brincadeira deles. Eles estavam em casa agora sem ter o que fazer e eles estão aqui brincando. Não tem pretensão nenhuma de fazer um Guga no meio dessas crianças. Eu nem falo isso pra eles pra não criar nenhuma expectativa, sabe? São duas horas que eles ficam brincando aqui”, contou.

João Gustavo foi para a quadra jogar futebol, mas acabou descobrindo outro esporte

Na cara e na coragem

O  projeto que começou há mais de 15 anos, é uma iniciativa do professor Fixe que, sozinho, faz com que crianças e adolescentes tenham seu primeiro contato com o tênis. E o professor que também dá aulas na Academia de Tênis, na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, conta que faz isso por amor.

“Isso é um trabalho voluntário meu mesmo que faço porque gosto de fazer. Para mim, é um prazer poder estar ajudando essas crianças porque assim eu estou tirando eles da rua. Em vez de estar aprendendo coisas ruins, elas estão aqui para praticar esportes. Um esporte que além de educar, disciplina. O resultado é positivo. Vale a pena”.

Para popularizar

No primeiro dia de atividades, as aulas começaram em uma manhã quente de sábado. Aproximadamente 20 crianças estavam na quadra para ter seu primeiro contato com a raquete e a bolinha amarela. A maioria tinha ouvido falar que teria uma aula, outros, como João Gustavo, foram na quadra e ao ver  a atividade resolveram ficar. E a notícia se espalhou tão rápido, que em uma hora de aula, o número de crianças quase dobrou. Entre crianças curiosas com o novo esporte, algumas foram apenas para assistir ou gastar as energias. E para o professor Fixe é esse incentivo e contato que muitas vezes falta no Brasil para que o esporte se popularize e tenha um número maior de praticantes.

“O Brasil é o País do futebol, não tem quem não joga futebol. Se você perguntar para uma criança ‘quem aqui joga futebol?’ todo mundo vai levantar a mão . O Brasil não tem tradição em tênis. Agora você vai na Europa e a quantidade de quadra pública que tem, de clube, academia em uma cidade desses países tem mais quadra de tênis do que um Estado do Brasil inteiro e o Brasil é grande”, disse.

  Natural do Rio de Janeiro, o professor Fixe dá aulas de tênis há 25 anos. Morou em Manaus entre 2000 e 2002. Recentemente, passou um tempo fazendo cursos em Florianópolis, Argentina e em alguns países da Europa e de volta a Manaus, tenta transformar o seu esporte numa paixão para as crianças.


O que é:Projeto Tênis na Comunidade

Quando:Sábados das 10h às 12h

Onde: Quadra Poliesportiva da Chapada - Alameda São Francisco, 10 - Chapada, Manaus

Informações: 991290960 Marquinho (vice-presidente da Associações dos Moradores e Amigos do Bairro da Chapada).  981215313, professor Ricardo Fixe.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.