Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
Inclusão

Projeto social de futsal reúne crianças na praça do Armando Mendes

'Projeto de Futsal Futuros do Armando Mendes' reúne 140 crianças, que realizam atividades físicas de forma gratuita durante a semana



1577521_1CB68DB8-5CAB-451A-836F-415F92FD151D.jpg Foto: Sandro Pereira
24/02/2020 às 22:23

Um projeto social de futsal, realizado na quadra da praça do Armando Mendes (Zona Leste de Manaus), reúne crianças e adolescentes de 6 a 12 anos.

Com três coordenadores, o ‘Projeto de Futsal Futuros do Armando Mendes’ é um sucesso na comunidade, contando com 140 crianças, que realizam atividades físicas de forma gratuita durante a semana.



“O projeto existe desde 2016, mas por conta de problemas no bairro, demos uma parada, retomando os trabalhos em maio de 2019. Recomeçamos com 15 crianças, mas o projeto foi ganhando força, finalizando o ano passado com 70. Abrimos mais vagas este ano, com o objetivo de termos 90, mas vimos que a demanda era enorme, chegando ao número que temos hoje, de 140 crianças” conta Fábricio Marques, um dos coordenadores do projeto.

Por conta do número de crianças, elas são divididas em duas turmas, sendo uma de 6 a 9 anos e outra de 10  a 12 anos, com cada grupo utilizando a quadra em dias diferentes. Crianças portadoras de deficiência também participam das atividades físicas, que contam com bolas, bambolês, cones e outros aparelhos.

“Temos algumas crianças autistas e portadoras de deficiência. Falo para os pais que não tenho formação, mas busco muito conhecimento. Quando não conseguimos trazer um profissional, aprendemos com ele e utilizamos. Tanto o pai quanto a mãe de cada aluno são testemunhas de que, graças à Deus, temos trazido muita melhoria para a vida deles”, explica Fábricio.

Obstáculos

No dia da reportagem do MANAUS HOJE, a quadra, que fica a céu aberto e apresenta várias rachaduras, estava molhada por conta da chuva. Os coordenadores precisaram secar a quadra, atrasando em alguns minutos a aula. Este é apenas um dos vários desafios que os coordenadores Fábricio, Marcelo e Pablo encaram no dia a dia do projeto.

“Por ser um projeto gratuito, as dificuldades são muito grandes. O piso da quadra está bastante prejudicado e, infelizmente, tivemos alguns acidentes ano passado por conta disso. Todo nosso material veio através de doação dos pais e da comunidade. Pra ter uma ideia, as bolas que usamos são dos peladeiros aqui do bairro. Quando elas ficam muito gastas, eles doam pra gente. Eu agradeço por isso, pois sem elas, não poderíamos fazer as atividades”, relata Fábricio, que conta com apenas um suporte.

“O dono da Líder Pós, Antenor Felizardo, nos instruiu muito para bolarmos um projeto por escrito. Se conseguirmos fazer a reforma do piso dessa quadra, ele nos cederá estagiários na área de Educação Física, para que estes profissionais obtenham carga horária trabalhando conosco. Isso será muito bom para os nossos alunos”, explica o coordenador, que tem feito rifas para conseguir a verba necessária para a reforma do piso da quadra.

“Precisamos muito de ajuda, pois queremos que esse projeto dure por muitos anos. Nós não recebemos apoio de órgãos públicos, contando apenas com o consentimento do presidente da liga, do presidente da associação dos moradores, o padre aqui da igreja e até de alguns empresários, que ficaram de nos ajudar”, finaliza Fábricio.

Interessados em ajudar o ‘Projeto Social de Futsal Futuros do Armando Mendes’ devem ligar para o número (92) – 99160-7671 (Fábricio).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.