Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
VILA OLÍMPICA

Copa Manaus Cross Country leva mais de 100 competidores à Vila Olímpica de Manaus

Em um percurso de 7 km, os participantes deixaram de lado o asfalto das ruas para encarar o terreno acidentado do principal complexo esportivo do Norte do País



unnamed__4_.jpg
Mais de cem atletas disputaram a prova no estilo Cross Country na Vila (Foto: Anderson Pepeco Silva/Sejel)
22/01/2017 às 11:48

A Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro-Oeste de Manaus, recebeu neste sábado (21) a terceira edição da Copa Manaus de Cross Country. Esta foi primeira prova da Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam) do ano e contou com um percurso de 7km e 120 competidores, que deixaram de lado o asfalto das ruas para encarar o terreno acidentado do principal complexo esportivo do Norte do Brasil. A disputa foi vencida por Fernando Cavalcante no naipe masculino e Ana Paula no feminino.

O evento teve largada na pista de atletismo e contou com toda a extensão da Vila. Grama, lama, pista do kartódromo e troncos de árvores foram os obstáculos naturais superados pelos competidores em duas voltas para completar o trajeto.


Feras das corridas de rua participaram da prova de Cross Country (Foto: Anderson Silva)

“O percurso foi duro, teve muita subida, descida, obstáculos, troncos de árvores, muita areia e barro. Foi uma ótima corrida neste início do ano e serviu para focar para o Brasileiro de Duatlhon. Estou feliz, foi incrível”, comemorou o campeão Fernando Cavalcante, 31 anos, que finalizou a prova em 25 minutos, à frente de Jorge Nogueira Lopes e Madson Grijó. E ele é o atual quinto colocado nos dois últimos brasileiros de Duatlhon,

No feminino, a paraense Ana Paula conquistou o primeiro lugar, seguida de Cristiane Lima e Karina Salazar. Experiente em provas de cross country, a jovem tem no currículo o tricampeonato amazonense e o bicampeonato brasileiro juvenil da modalidade.


Lama, grama e pista de Kart eram parte do trajeto (Foto: Anderson Silva)

“A prova para mim não foi muito difícil, estava no ritmo tranquilo. Fiz em 26 minutos, não foi muito competitivo, foi mais para sentir a prova. É sempre bom iniciar com o pé direito”, disse a atleta, que mora no hotel da Vila Olímpica e se prepara para o Troféu Brasil, que acontece no mês fevereiro em São Paulo.

Exemplo

Em meio ao percurso de alta exigência física, Gracilda Limeira, de 55 anos, esbanjou vitalidade. Nas duas voltas dadas ao redor do complexo, a representante da terceira idade manteve o alto rendimento físico e completou a prova sem demonstrar cansaço.

“De vovó sempre me chamam, tenho dois netos e não faz diferença pra mim. Tem um amigo que diz que correr cansa e sofá mata. O que digo para as pessoas é que venham para rua correr, seja em casa, na Vila, façam alguma atividade. Façam zumba, tem que mexer o corpo para não parar”, declarou a veterana, estampando um sorriso de alegria.


Experiente no Cross Country, Ana Paula venceu mais uma (Foto: Andeson Silva)

Apenas o início

A primeira competição promovida pela Fedaeam, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o marca o início da temporada 2017. No dia 18 de fevereiro o Torneio de Atletismo terá a primeira edição do ano.

“Abrimos o calendário da federação e foi um bom evento. Tivemos uma média de 120 pessoas e teremos no dia 18 de fevereiro o Torneio Manaus de Atletismo. No decorrer do ano realizaremos várias competições e os campeonatos estaduais que servirão de seletiva para o Brasileiro”, contou a presidente da federação, Marleide Borges.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.