Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
TORCIDA GIGANTE

Quem são os times com mais torcida no mundo, segundo a Forbes?

Equipes como Real Madrid, Barcelona e Manchester United aparecem no topo da tabela



2847fc28-a032-4572-a6d8-f330ad9048a2_E6CDC688-A5E6-434B-AB52-58F2D7CC3AF1.jpeg Foto: Alessio Festa/Unsplash
28/09/2021 às 13:57

É muito comum encontrar no noticiário esportivo brasileiro discussões que sejam motivadas por fatores diversos de comparação. Quem tem o melhor elenco? Qual o melhor jogador? E o melhor treinador. Há ainda uma disputa que transcende gerações e que parece não ter fim: quem tem a maior torcida do Brasil? O debate é longo e sempre há quem defenda um ponto de vista.

Flamengo e Corinthians disputam há muito tempo o posto de líder em número de torcedores. O clube carioca diz que está na frente. O Timão contesta os dados, dizendo que muitas pessoas torcem para o rubro-negro carioca como uma espécie de "segundo time", algo comum em estados do Nordeste e Norte do país. Pesquisas recentes mostram que o Mengo tem cerca de 40 milhões de torcedores, e o Timão cerca de 30 milhões.



As massas que movimentam o futebol brasileiro, no entanto, não conseguem estar no ranking de clubes com as maiores torcidas do mundo. A Forbes fez um levantamento mundial para medir o alcance da torcida por clubes de futebol ao redor do planeta. A lista é dominada por clubes europeus, que estão no centro das atenções e disputam as competições mais importantes. 

Para medir esse número de torcedores, a revista chegou a um número combinado de seguidores do Facebook, Instagram, Twitter, TikTok até fevereiro deste ano. Foram levadas em conta apenas as contas oficiais dos clubes.  Na frente, destaque para Real Madrid, Manchester United, Barcelona e Juventus.

O Real Madrid e o Barcelona são os clubes de futebol com mais seguidores nas redes sociais em todos os principais canais, sem nenhuma outra equipa nem remotamente próxima dos rivais. O clube catalão 252 milhões de seguidores, dois milhões a mais que o rival da capital espanhola.

Parte desse desempenho foi alcançado pelo sucesso que os dois clubes tiveram nos últimos anos, ancorados em dois jogadores que dividiram por anos o posto de melhores do mundo. Lionel Messi do lado do Barça e Cristiano Ronaldo pelos merengues. A exposição de ambos gerou um alcance enorme para as duas equipes em países da Ásia e Oceania, por exemplo. 

O Manchester United,que não tinha uma conta oficial no Twitter até abril de 2012, ficou na terceira colocação, com 142 milhões de torcedores. Apesar de ser um dos clubes mais tradicionais do mundo e o maior time da inglaterra, o United tem vivido uma escassez de títulos que o afasta do primeiro escalão de clubes no futebol europeu neste momento.

A Juventus segue os Red Devils de perto, impulsionada pelo efeito Cristiano Ronaldo, com pouco mais de 100 milhões de seguidores. Interessante notar que o português, após algumas temporadas sem repetir o brilho dos tempos de Real Madrid, deixou o clube italiano e retornou ao Manchester United, aos 36 anos e com fome de novas conquistas.

O Chelsea e o Liverpool são os próximos, com os Blue à frente da equipe que já conquistou a Liga dos Campeões da Europa em seis oportunidades. Fato é que o dinheiro de Roman Abramovich levou o Chelsea a outro patamar no futebol mundial, e sua relevância está provada em diversos fatores. Vale lembrar que o time é o atual campeão da Champions, comandado pelo alemão Thomas Tuchel. 

Atrás dos ingleses vem o Paris Saint Germain, com 91 milhões de torcedores. A equipe vem em um processo de expansão enorme, contratando estrelas de renome mundial e fortalecendo um grupo que tem tudo para conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões da Europa em breve. Com Neymar e Mbappe, o time francês foi buscar nomes como Messi e o goleiro italiano Donnarumma, o melhor jogador da última Eurocopa. 

Para fechar o top 10, temos Bayern de Munique, com 88,7 milhões, Manchester City, com 76 milhões e Arsenal, com 75,9 milhões de torcedores. Desses três, City e Bayern devem crescer nos próximos anos, já que têm conquistado títulos nacionais, como a Premier League e a Bundesliga, e feito finais consecutivas da Liga dos Campeões. Já o Arsenal tem estado cada vez mais distante dos títulos e já é considerado a quinta força do futebol inglês, sendo ameaçado por times como Everton, Tottenham e Leicester. 

Fonte: JornalEsportes

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.