Publicidade
Esportes
Ciclismo

Rafael Louro e Nayme Thayme vencem 1ª etapa da Copa Jordan Fonseca de ciclismo

A competição aconteceu mesmo debaixo de chuva, e garantiu disputas acirradas entre os ciclistas. 20/03/2017 às 20:45 - Atualizado em 21/03/2017 às 14:12
Show 17390639 1279400602141082 3011134699331273753 o
70 atletas participaram da Copa Jordan Fonseca de Ciclismo, na Avenida das Torres. (Foto: Silvia Queiroz/divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A temporada do ciclismo amazonense começou neste domingo, 19, em Manaus, com a 1ª etapa da Copa Jordan Fonseca de ciclismo, que aconteceu na Avenida das Torres, zona centro-sul. O evento foi realizado pela Federação de Ciclismo do Amazonas (Feciclam), que conta ainda com o Campeonato Amazonense de MTB, BMX, de Estrada e mais duas maratonas no fim do ano, com percurso acima de 100 quilômetros.

Aproximadamente 70 ciclistas participaram da competição do último domingo. "Isso é praticamente histórico, porque todo início de temporada são poucos atletas que aderem à competição", disse Juliano Macanoni, presidente da Feciclam.

As categorias em disputa eram: Elite Masculino, Elite Feminino, Master A, Master B, Master C e Junior. A prova aconteceu em sentido anti-horário, num circuito de 3,5 km.

Na categoria Elite masculina, o grande vencedor foi Rafael Louro, da equipe Manaus Esporte Clube, que afirmou que sua vitória foi uma surpresa para ele. "Não esperava ganhar, até porque não estou treinando para competir no momento. Apenas para manter a saúde. A prova foi dura pra mim, mas deu pra vencer devido as equipes não terem feito direito o dever de casa delas. Faltou mais entrosamento das equipes para poderem armar uma estratégia para vencer. Na última volta, eu já ia parar por não aguentar o ritmo intenso de velocidade e as muitas ladeiras. Mas, durante todo o percurso, me guardei para dar apenas um único tiro na chegada, e quase não consigo nem completar a prova", confessou Rafael, que apesar de tudo, foi o vencedor.

 

Rafael Louro, Raul Nascimento, Alailton Pinto, Jefferson Pereira e Dennys Rogério foram os campeões da Elite Masculina. (Foto: Federação amazonense de Ciclismo)

 

Na Elite feminina, a ciclista mais rápida foi Nayme Thayme, da equipe Time Parintins, que não deu chance às demais, largando na frente e 'escapando' das outras ciclistas logo no início da competição. Thaís Dias, da Manaus Esporte Clube, e outras ciclistas, vinham juntas, mas Thaís se distanciou das adversárias numa das subidas da Avenida das Torres, e conquistou a segunda colocação. Mary Garcez, Almira Valente e Fábia Mattos completaram o pódio feminino.  "A Nayme fez a largada com fuga, e depois, as meninas que ficaram comigo não queriam ajudar, ninguém queria liderar, então falei para elas que a prova era de uma hora, e que teríamos que revezar, mas só eu e minha colega de equipe Fábia revezávamos. Depois, as meninas foram ficando para trás nas subidas, e apenas eu e a Mary anne continuamos juntas até o final, e eu acabei chegando em segundo", relatou Thaís.

 

As cinco primeiras da categoria feminina foram: Nayme Thayme, Thaís Dias, Mary Garcez, Almira Valente e Fábia Mattos, respectivamente. (Foto: Federação amazonense de Ciclismo).

A copa Jordan Fonseca é uma grande homenagem a Jordan Fonseca Gouveia falecido um mês e meio atrás. Jordan era diretor de mobilidade urbana e passeios de bicicleta na Feciclam e foi um grande incentivador do ciclismo amazonense, assim como articulador tanto na mobilidade urbana quanto nos eventos de competições que a federação atua.

A segunda etapa será realizada no próximo dia 23 de abril, na Estrada da Cidade Universitária, em iranduba, e a 3ª etapa, no dia 21 de maio (local a definir). Essa copa com três etapas, são válidas pelo Campeonato amazonense de ciclismo de Estrada. "No segundo Semestre teremos a continuação com mais três etapas, e duas Voltas ciclísticas, totalizando oito provas de ciclismo de estrada em 2017", enfatiza o presidente da Feciclam.

Calendário do ciclismo amazonense 2017 

70 atletas marcaram presença na primeira competição do ano da Federação amazonense de ciclismo. (Foto: Federação amazonense de ciclismo)

A Federação também reafirma o Campeonato amazonense de Moutain Bike, com a 1ª Etapa de sete, no próximo domingo, 26, no canteiro central da Av. Das Torres e, no mês de maio, dará inicio a um resgate da modalidade BMX/Bicicross, que esteve ausente das outras gestões da Federacão, por mais de 15 anos. O Campeonato Amazonense de BMX contará com seis etapas ao longo do ano, e será realizado na pista do bairro Nova Cidade. "Vamos resgatar essa modalidade, onde já tivemos campeões brasileiros de Manaus e, assim, formatamos a base para as novas gerações do ciclismo competitivo”, aposta o presidente da Feciclam, Juliano Macanoni.

 A Feciclam realiza provas nas modalidades: ciclismo de Estrada, ciclismo bicicross/bmx e mountain bike cross country. Este ano, serão cinco campeonatos acontecendo simultaneamente, com as três modalidades distintas. O planejamento da Feciclam é realizar, aproximadamente, 20 etapas até o fim do ano nas pistas e trilhas de Manaus e de municípios da região metropolitana.

1.            Copa Jordan Fonseca de Ciclismo (homenagem a Jordan Fonseca Gouveia);

2.            Campeonato Amazonense de Estrada (tradicional);

3.            Campeonato Amazonense de BMX (nova diretoria);

4.            Campeonato Amazonense de MTB (tradicional);

5.            Copa Jungle Bike de MTB (novidade).

O calendário completo de 2017 está na página da Feciclam, no Facebook.

RESULTADOS DA COPA JORDAN FONSECA

Elite Masculina

Rafael louro - 

Raul nascimento - TEAM OFICEBIKE

Alailton Pinto dos santos - Team ISAPA/OGGI/MEC/AGUACRIM

Jeferson de Oliveira pereira - 

Dennys Rogério -  Team ISAPA/OGGI/Oficebik

Elite feminina

Nayme Thayme Nunes - Team PARINTINS

Thaís Porfírio dias - team MEC

Mary Anne garcez -

Almira Valente - TEAM parintins

Fábia de Barros matos - TEAM MEC

Master A1

Cassio Augusto Stremel

João Paulo Mesquita

João Ricardo Machado

Master A2

Bruno Tupinambá

Sérgio Aguiar de Farias

Daniel da Silva Bruno

Bruno Macedo Nunes

Fabricio Pelaquine

Master B2

Renato Souza Louro

Raimundo Aldenir

Emilio César romanini

Marcioney Santos

Rômulo Queiroz

Master B1

Alexandre de Morais Perez - Triatlon

Aminadabe Faustino Azevedo

Waldemir Souza dos Santos

Marcus Alessandro Ferreira

Emersom Teixeira da Silva

Master C

Antonio Cunha da Rocha

Arnaldo Schneider

Adilson Lima de Oliveira

Raimundo Araújo Barbosa

Haroldo Marinho Colares

Publicidade
Publicidade