Real Madrid terá plataforma de streaming própria
É o segundo clube europeu a criar um “Netflix” para si mesmo, seguindo a ideia do Manchester City

O Real Madrid seguiu a mesma tendência do Manchester City e lançou um serviço de streaming pago novo. Agora, o fã e torcedor do time pode acessar um arquivo de jogos históricos do clube, ter acesso a prognósticos de futebol gratuitos, ou até mesmo ver os bastidores do elenco por apenas €1,99 mensais (o valor equivale a menos de dez reais na cotação atual).
O Manchester City anunciou o mesmo tipo de serviço há pouco mais de uma semana. O Futbol Club Barcelona também fez uma coletiva para informar os torcedores da reformulação do Barça TV.
O novo serviço de OTT pago do Real Madrid promete ser diferenciado e destacar-se da concorrência. Uma das novidades é a possibilidade de personalizar ostreaming e ver os melhores lances que o torcedor julga importantes.
Todos os produtos audiovisuais do time espanhol foram alterados recentemente a fim de começar a próxima temporada com muitas novidades. Em virtude disso, no último mês de abril o Real Madrid fechou parceria com as empresas Mediaset e Movistar para assumirem o lugar da Mediapro na gestão da marca.
Anualmente, o time investe 15 milhões de euros anuais em produção de conteúdo. E não é à toa que o time está entre os melhores do mundo. O aplicativo do time conta com 8 milhões de usuários, que na temporada de 2017/2018 consumiram mais de 2,5 milhões de vídeos na plataforma.
As oportunidades de negócio on-line e no marketing digital tem feito com que a gestão do Real Madrid invista mais na presença digital, para onde será disponibilizado o novo serviço.
Enquanto isso, o Barcelona ainda aposta em um modelo linear de televisão, exibidos apenas em canais por assinatura espanhóis.
O que são OTTs?
A abreviação vem da expressão em inglês over-the-top. Ela foi criada para descrever serviços disponibilizados por meio da internet aberta. Entre os exemplos, destacam-se as mensagens instantâneas, os serviços de chamadas de voz e vídeo, os serviços audiovisuais de áudio e de vídeo, as redes sociais e os serviços de compra e download de arquivos.
Atualmente os OTTs mais comuns são o Facebook, o WhatsApp, o Netflix e assim por diante. A utilização comercial dos OTTs varia de país para país e de acordo com as legislações vigentes.
Na Europa, é preciso respeitar a nova Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Ou seja, o Real Madrid não poderá divulgar os conteúdos que bem desejar em qualquer plataforma sem o consentimento dos seus clientes e seguidores.
Porém isso não deve ser um problema para o time. Em 2014, o Real Madrid foi o time que mais recebeu dinheiro em direitos de televisão no mundo. Além disso, a Sport TV, maior canal esportivo, perdeu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, da Liga espanhola, da Liga francesa, das Ligas belga e escocesa e da Youth League.
Com isso, a RMTV tem menor concorrência e poderá exercer um maior poder de influência sobre os seus expectadores. E hoje em dia o time possui mais de 13 milhões de torcedores, estando em nono lugar do top dez dos times com mais fãs.