Rebaixado, Sul América vence e tira Penarol do G4 do returno no Barezão
Time de Itacoatiara teve três jogadores expulsos e não conseguiu superar a defesa do lanterna da competição

A última rodada da fase de grupos reservou surpresas ao Campeonato Amazonense. Nesta quarta-feira (3), o lanterna do campeonato e já rebaixado Sul América venceu o Penarol por 2 a 1 e tirou a chance do time de Itacoatiara chegar às semifinais do segundo turno.
Precisando vencer para se manter no G4, o Penarol saiu atrás do placar, chegou a empatar, mas não resistiu à pressão do Sulão. Marinho e Magno marcaram para o Trem da Colina e Railson descontou para o Leão da Velha Serpa.
Para completar a noite de terror do Penarol, três jogadores foram expulsos, além do auxiliar técnico Sidney Bento, que comandava a equipe no lugar de Adinamar Abib, que passou mal durante a partida e se retirou de campo.
O jogo
Desde os primeiros movimentos da partida, a proposta das duas equipes já demonstrava que a partida seria bem movimentada e foi o Sul América quem aproveitou melhor a primeira grande oportunidade. Aos 11, Wesley Napão avançou pela lateral e encontrou Marinho, que só completou para o fundo das redes para abrir o placar.
Com a desvantagem, o Penarol se lançou ao campo de ataque em busca do gol de empate e a chance surgiu aos 22, quando a arbitragem marcou pênalti a favor do time de Itacoatiara. Railson cobrou com categoria e deixou o placar empatado em 1 a 1.
O jogo seguiu quente e aberto, até que o Sul América voltou a ficar em vantagem com gol de Magno. O atacante aproveitou jogada confusa na área do Penarol, em que a defesa não conseguiu afastar, para colocar o Sulão novamente em vantagem aos 40 minutos. O cenário ficou ainda mais favorável ao time quando Marquinhos, zagueiro do time de Itacoatiara, foi expulso.
No segundo tempo, o Penarol se lançou ao campo de ataque e criou as melhores chances com Fabiano Tanque e Railson, mas o time não conseguia superar a defesa do Sul América.
Conforme o relógio andava, a pressão virava desespero. Tanto que o time chegou a ceder espaço para o Sul América fechar o placar, mas o Sulão se deu ao luxo de perder chances claras na reta final da partida.
Nós acréscimos, o desastre se confirmou para o Penarol. Thaysson foi expulso aos 47 minutos da segunda etapa e até o goleiro Rascifran recebeu o cartão vermelho, aos 51, após matar contra-ataque do Sul América. O árbitro encerrou o jogo antes mesmo da cobrança da falta, decretando a vitória do Sulão por 2 a 1.