Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020
3B da Amazônia

Recém chegado à Manaus, técnico Hugo Macedo tem primeiro contato com o elenco do 3B da Amazônia

Novo comandante da Fera da Amazônia desembarcou no sábado (17) na capital amazonense e no mesmo dia fez questão de conhecer a equipe.



5725cc84-271f-45f5-b4e1-e486d20d05ea_8AAAD84A-24DD-4A63-B1E4-DA604188E594.jpg Foto: João Normando
19/10/2020 às 11:25

Profissionalismo, esta é a palavra escolhida pelo treinador Hugo Macedo para definir seu perfil como técnico de futebol. O novo comandante da Associação Esportiva 3B da Amazônia desembarcou no sábado (17) em Manaus e já arregaçou as mangas. O primeiro compromisso do profissional foi conhecer o elenco da Fera da Amazônia que se prepara para a retomada do Campeonato Brasileiro da Série A2. 

A reunião entre Hugo Macedo e o plantel do 3B aconteceu no início da tarde de sábado, no auditório do clube, na rua Leonardo Malcher, no Centro da capital. O encontro foi organizado pelo presidente Bosco Brasil Bindá, que fez as honras da apresentação do novo comandante. Após breve explanação do mandatário do Clube, o treinador falou da impressão que teve do encontro e salientou que um de seus objetivos no comando do time é trazer de volta o prazer da equipe em jogar futebol.



"A impressão que tive foi boa, acho que foi uma coisa receptiva. Vi que o ambiente não estava muito alegre e até consegui trazer um sorriso na cara delas ali, que é o que vou buscar trazer: a alegria pra equipe. De ser uma coisa mais prazerosa, de vir pra trabalhar, pra vir pra dentro do campo com prazer", disse Macedo afirmando que o momento agora é de mudança, é hora de "girar a chave".

"São atletas profissionais que querem ganhar, que estão botando a cara pra bater pela modalidade. Senti isso, então esse é o objetivo: girar a chave, deixar um pouquinho pra trás o que aconteceu na Série A1, do que aconteceu lá no Iranduba, da saída da comissão, e continuar o caminho pra frente, sempre olhando pra frente", completou.

Experiência internacional

Entre sua contratação pelo 3B da Amazônia e a chegada ao Amazonas, se passaram pouco mais de 24 horas, mas a experiência de Hugo Macedo no futebol feminino já tem uma década. Aos 32 anos, o paulista nascido na capital, mas criado em Amparo (município distante 135km de São Paulo), passou dez anos trabalhando na "Meca" do futebol feminino mundial. Nos Estados Unidos, o novo treinador do 3B da Amazônia moldou suas características como profissional da área.

"Foram dez anos de muito aprendizado, e o que vou tentar trazer pro Brasil e, especialmente pro 3B, é a parte de organização, dentro e fora de campo. Acho que precisamos ser um pouquinho mais organizados e foi o que, por ser brasileiro e chegando lá, tive essa dificuldade. Às vezes a gente quer levar na base do 'ah, depois a gente resolve'. Não! Vamos nos organizar, vamos resolver, nos planejar pra tentar evitar ao máximo possível os contratempos, evitar ao máximo o que pode dar errado", enfatizou Macedo falando um pouco mais de sua passagem pelo futebol norte-americano.

"Comecei trabalhando no Sub11, e meu chefe lá gostou do meu trabalho e me 'deu' o Sub13, na sequência me deu o Sub15, e depois o Sub18. Teve um momento que cheguei a trabalhar o Sub13, Sub15 e Sub18 num mesmo clube. Depois disso fui trabalhar com jogadoras universitárias, que são atletas de 18 a 25 anos de idade, e eu fui crescendo nessa carreira. Não foi por causa de alguém que me indicou que tive a oportunidade, foi uma coisa que trabalhei, foi por méritos do meu profissionalismo", enfatizou o treinador, que teve a equipe do Sky Blue, na NWSL (National Women's Soccer League), considerada a principal liga do futebol feminino dos Estados Unidos, como último trabalho.

Diálogo e profissionalismo

Hugo Macedo tem uma visão bem ampla quanto ao futebol feminino. Os anos como treinador nos Estados Unidos - país onde o futebol feminino é primeiro lugar no ranking da Fifa e tetracampeão Mundial e Olímpico - lhe deram a percepção de que a modalidade.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.