Domingo, 22 de Setembro de 2019
LUTO

Referência na natação amazonense, 'Tio Chico' morre aos 62 anos

Nome importante no cenário da natação amazonense, professor Francisco Honorato dedicou 23 anos ao esporte no Amazonas.



nata__o_123.JPG Ligação com os atletas mirins era uma das principais qualidades do professor. (Foto: Divulgação)
18/07/2017 às 21:10

Nesta terça-feira (18), o cenário da natação perdeu uma de suas grandes figuras. O professor Francisco Honorato, ou “Tio Chico”, como preferia ser chamado, não resistiu a dura batalha contra um câncer e faleceu.

Com 23 anos dedicados à natação, dos 62 de vida, o professor deixa um legado gigante. “Ele foi uma pessoa muito importante para a natação amazonense nesses 23 anos. Ele formou alguns campeões, lembro do Tinoco, campeão Sul-Americano, Eulina Aquino, também foi treinada por ele e foi atleta a nível nacional, e também era um formador de base. Atualmente ele estava aqui cuidando da equipe mirim e trouxe muitos resultados”,  analisou Pierre Gadelha,   da Aquática Amazonas, onde Francisco trabalhava.

Além da postura profissional, Chico tinha uma relação especial com o futuro da modalidade. O carinho com as crianças era uma das marcas registradas do professor. “Ele deixa muitos ‘filhos postiços’ órfãos. Ele era aquele paizão, aquele cara que nunca levantava a voz, que sabia cobrar. É  um exemplo de dedicação, de ética, honestidade. Era um cara mil porcento”, finalizou Pierre Gadelha.

Homenagem

A Aquática Amazonas, onde Francisco trabalhava, planeja dar o nome ‘Tio Chico’ ao torneio que vai organizar no dia das crianças, justamente para homenagear a relação do professor com os pequenos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.