Sábado, 24 de Julho de 2021
Troféu Brasil de Atletismo

Representantes do Amazonas competem no 40º Troféu Brasil de Atletismo em São Paulo

O estado esteve presente na competição através da corredora, Franciane, e do lançador de dardo, Pedro Henrique



WhatsApp_Image_2021-06-14_at_17.48.04_91790E1B-4BCE-45E3-8A0C-F3D78F1340F3.jpeg Foto: Wagner Carmo/CBAt
14/06/2021 às 18:07

Dois representantes do Amazonas brilharam no último fim de semana na 40ª edição do Troféu Brasil de Atletismo. Na corrida de 10 mil metros, Franciane Moura ficou com o bronze ao fazer o tempo de 35min06seg10. Já no lançamento de dardo, o parintinense Pedro Henrique Nunes faturou a medalha de prata após lançar para 72.44m.

A competição aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de julho.



Pedro Henrique Nunes entrou em ação na manhã de sábado (12) e garantiu a segunda colocação no ranking brasileiro adulto com foco na vaga para a seleção brasileira. O esportista, que conquistou o bronze no Sul-Americano de Atletismo em maio, falou ao A Crítica sobre a preparação, treinos e adaptações necessárias por causa da pandemia.

“A preparação foi de muita adaptação pela situação que vivemos, pandemia. Mas consegui fazer um preparo adequado que pudesse me deixar pronto para a competição. Lançamento de dardo é uma prova que se utiliza um campo adequado e uma pista própria,  por conta da Vila Olímpica de Manaus estar fechada por um tempo tive que abrir mão do local e fazer trabalhos fora das pistas. Depois que abriu a Vila, pude ajustar a técnica e fazer todo tempo perdido durante os treinos fora”, contou.

Nunes confessou também que seu desempenho não foi como previsto: “Competição foi boa, não foi o esperado, mas saí da pista com cabeça erguida, satisfeito com 2º lugar. Não é fácil essa competição, mas os trabalhos continuam para a próxima", disse o atletas que já tem alvos bem definidos para o futuro.

“Meu foco esse ano é a vaga para o jogos Pan-Americano Sub-23 que será em novembro,  terá outras competições antes (estaduais), mas o foco é nele. Os treinos serão modificados conforme as competições,  mas a preparação continuará”, disse.

Representatividade e gratidão

Em tom de desabafo, Pedro falou sobre como é representar o seu estado: “É difícil ser atleta no estado, não temos  apoio como deveríamos ter, há uma decadência grande.  Represento o estado Brasil afora há anos em competições nacionais e internacionais, mas faço minha parte como atleta que sonha e acredita”, disse sem esquecer de agradecer a quem dá apoio diariamente.

“Margareth Bahia (treinadora), Thiago Henrique (preparador físico), Marleide Borges (presidente da Fedaeam),  Elizabeth Martins, Ruth (patrocinadoras da viagem), família e amigos. Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam), Prefeitura de Parintins, Amigos da Arbitragem, Amigos do Atletismo Amazonense, Amigos da Amam. Essa medalha é de todos nós”, concluiu.

Amazonas na corrida também

Já Franciane conquistou o bronze na prova de 10 mil metros com o tempo de 35min06seg10. Na prova de 5 mil, disputada no domingo, ela foi a sétima com 17min22seg72. Apesar de esperar um resultado melhor, a atleta se disse satisfeita após um ano de preparação juntamente de um processo de superação pessoal pós gravidez e também da pandemia, 

“Estava bem, treinei bastante, poderia ter saído um tempo bem melhor mas senti um pequeno desconforto no pés, alguns calos, mas estou muito feliz com o resultado", disse antes de comentar sobre o pódio nos 10 mil metros.

"Alegria muito grande estar entre as três melhores do Brasil. Poder representar o Amazonas é uma alegria muito grande, nós da região Norte estamos longe dos grandes centros de treinamento é um feito muito grande”.

Depois desse fim de semana intenso de competição vem a tão merecida folga: “Agora é descansar, daqui 10 dias voltam novamente os treinos. A gente torce que as coisas melhorem e voltem as competições de rua. Mas saio contente de ter conseguido pegar uma medalha”, comemorou.

Alice Pereira
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.