Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
BAREZÃO 2020

Reunião na Federação Amazonense de Futebol deve definir futuro do Barezão

Hoje à tarde, clubes vão se reunir na entidade para definir se o campeonato mantém a data estabelecida para retorno ou finaliza de vez



Screenshot_20200319-230739_WhatsApp_41A72E5D-490D-4739-A638-B01C8B2DB895.jpg Foto: Aguilar Abecassis
20/03/2020 às 10:13

Paralisado desde o início desta semana por conta da pandemia do coronavírus, o Campeonato Amazonense 2020 poderá ser definido bem antes do esperado. Nesta sexta-feira (20), os clubes participantes do torneio se reúnem na sede da Federação Amazonense de Futebol (FAF) para decidir o futuro da competição. E o cancelamento do campeonato é a pauta principal.

Mesmo sem confirmar o motivo real da reunião, o diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, disse que os clubes querem uma definição do Barezão o mais rápido possível por conta das despesas que estão tendo por conta da paralisação.

“Os clubes é que estão pedindo (reunião), mas deve ser para ver a condição do campeonato, se vai continuar, como é que vai fazer, qual a previsão. Porque eles querem definir logo, porque eles estão pagando salários, treinando e gastando dinheiro e não sabem até quando vai isso (pandemia do coronavírus)“, disse.

Questionado se o cancelamento do torneio desta temporada estava na pauta do encontro, Ivan afirmou que tudo vai depender dos dirigentes. “A Federação não pode decidir nada, quem decide são os clubes. Se os clubes acharem que deve parar o campeonato em definitivo, não continua mais por uma questão financeira e de saúde também, porque a questão é a saúde e as finanças deles. Eles não têm como segurar um time por mais 30 dias, 40 dias, 60 dias, ninguém sabe quantos dias vão precisar”, pontuou o diretor completando:

“Isso (pandemia) não deve acabar tão cedo, a cada dia fica pior. Então a situação deles é essa, eles têm de entrar num consenso e decidir o que é melhor para todo mundo. O que eles (clubes) decidirem, a Federação acata, não tem problema nenhum. Nós não temos time, não estamos pagando salário (dos atletas), quem paga são eles e só eles sabem o que é melhor pra eles”.



O Manaus é atual campeão do primeiros turno. No returno, duas vitórias e um empate. Foto: Junio Matos

Campeão e rebaixados?

Se o Barezão acabasse hoje, Princesa do Solimões e Iranduba estariam rebaixados. Mesmo fora da ‘zona da degola’, Carlos Prata, o técnico do São Raimundo, disse ser contra a queda. “Acredito que não tem mais condição de continuar esse campeonato. O certo é suspender o campeonato, não cair ninguém e permanecer todo mundo na Série A” avaliou.

Presidente Manaus FC, Luiz Mitoso acredita que, caso o Campeonato Amazonense seja mesmo cancelado, o Gavião deva ser declarado tetracampeão do Estadual.

“Existe um campeão, que é o Manaus. Campeão do primeiro turno. Se nós decidirmos pelo término do campeonato, o campeonato terminou com um campeão, que é o campeão do primeiro turno. Podem até dizer: ‘E a pontuação geral?’. O campeonato não é de pontuação geral, o campeonato é de turno”, opinou o dirigente.

News denir 5aee6cdd 1d6a 4786 8dc7 d70985711b16
Editor de Esportes
Jornalista formado na Uninorte em 2010. Entrou para a equipe de A Crítica em 2014, como repórter para a Copa do Mundo no Brasil. Atualmente é editor do caderno de esportes, o Craque, onde segue na luta pela divulgação do esporte baré.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.