Publicidade
Esportes
COMPETIÇÃO

Rio Negro Challenge 18K: ultramaratona aquática acontece neste domingo (29)

Prova terá percurso inédito da praia do Tupé até a Ponta Negra. Congresso técnico acontece na noite de sábado (28), no Centro de Convenções Vasco Vasques 26/04/2018 às 16:26
Show  mcn2270
(Mauro Neto/Sejel)
acritica.com Manaus (AM)

A ultramaratona aquática Rio Negro Challenge 18K – Amazônia 2018 será realizada neste domingo (29), às 7h, com percurso inédito da praia do Tupé até a Ponta Negra, com 18 quilômetros. O Congresso Técnico e a retirada dos kits da competição serão neste sábado (28), no Centro de Convenções Vasco Vasques, Flores, zona centro-sul, das 15h às 19h.

O evento é uma realização da Associação Aquática Amazonas e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a  Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Dentro do evento são contempladas outras duas programações na praia da Ponta Negra: a Maratona Aquática Amazonas, para atletas do masculino e feminino, a partir de 13 anos, e com percursos de 1,5 km e 3 km nas modalidades, solo e revezamento, e o Circuito Curumim, destinado a meninos e meninas na faixa dos 8 aos 13 anos, com percurso de 500m.

'Papo de Ultra'

Para tirar dúvidas e entender melhor as ultramaratonas, a organização realiza, ainda no sábado, no Vasco Vasques, às 16h, o “Papo de Ultra” com os ultramaratonistas Samir Barel, que já participou do Grand Prix de Maratonas Aquáticas da FINA, em provas como Hernanderias-Paraná (88K) e Santa Fé-Coronda (57K); Adherbal de Oliveira, que já fez a Travessia do Leme ao Pontal (36K) e atualmente se dedica a completar o Oceans Seven: o desafio de completar as sete principais travessias aquáticas do mundo, e Vítor Gadelha, que é atualmente embaixador de um circuito europeu de maratona aquática, já completou a Travessia do Leme ao Pontal (36K) e foi selecionado para participar da Travessia Capri Napoli (35K), na Itália.

Segundo Pierre Gadelha, organizador da competição, é importante a conversa entre os atletas mais experientes com os 265 inscritos. “Com o prazo de inscrição esgotado na quarta-feira, somamos 265 atletas inscritos e essa prova é uma ultramaratona, alguns deles não sabem como treinar, como se preparar, às vezes têm até dúvida na sua alimentação. Então, esse papo será para isso, para esclarecimento de dúvida. Os três irão se apresentar, depois terá uma conversa mediada e na sequencia será aberto para as perguntas”, frisou Pierre.

Segundo a recente publicação da revista especializada em natação Swim Channel, o Rio Negro Challenge é uma das mais importantes maratonas aquáticas do cenário nacional. A prova terá duas etapas neste ano, sendo essa a primeira, e a outra em dezembro.

Publicidade
Publicidade