Publicidade
Esportes
Rio negro Challenge

Rio Negro Challenge Amazônia se aproxima e Matheus Andrade é um dos favoritos

Ao todo, 200 atletas já confirmaram presença no Challenge, que acontece no próximo dia 4 23/11/2016 às 15:56 - Atualizado em 23/11/2016 às 18:08
Show thumbnail  asl3870
A Rio Negro Challenge acontecerá nas distâncias de 400m para crianças, e 1,5, 3 e 8,5km para os demais nadadores. (Foto: Mauro Neto/Sejel)
acrítica.com* Manaus (AM)

A inscrição para o Rio Negro Challenge Amazônia entra em contagem regressiva. Isso porque, no próximo dia 30 encerra o período para garantir vaga no evento que vai reunir três provas: o Circuito Mirim, a Maratona Aquática e a tradicional Travessia Almirante Tamandaré. O evento acontece dia 4 de dezembro e as disputas iniciam às 7h, todas na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude. Esporte e Lazer (Sejel).

Ao todo, 200 atletas já confirmaram presença no Challenge, sendo 50 pelo Circuito Mirim, 48 pela Maratona e 102 pela Travessia. Ainda de acordo com o organizador do evento, Pierre Gadelha, atletas de 11 estados vão encarar o mais extenso rio de águas negras do mundo, como nadadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraná. 

“Estamos na reta final das inscrições e este número já nos deixa muito feliz, pois reflete o gosto das pessoas pelas provas de águas abertas e apresenta a curiosidade e a vontade que os atletas tem de vir nadar no Rio Negro. Manaus tem um nome muito forte lá fora, assim como do nosso Estado, e temos que saber aproveitar isso pra proporcionar intercâmbio entre os atletas, gerar lucratividade para nossa Capital e fortalecer a nossa Cidade perante as demais”, comentou Gadelha.

Matheus Andrade é favorito

Matheus Andrade vai competir na distância de 1.5km (Foto: Mauro Neto/Sejel)

 

A Maratona Aquática começa às 8h, na Ponta Negra, e o trajeto vai de 1,5 quilômetro e 3 quilômetros, em formato de boias. As categorias são de 13 anos até 65+ e um dos nomes mais fortes da competição é do nadador Matheus Andrade, de 19 anos de idade. 

Mesmo jovem, Matheus já é um velho conhecido das piscinas. O nadador enveredou para as provas de águas abertas a partir de 2012 e não deixou mais. Encarando pela primeira vez o circuito de 1,5 quilômetro o foco é ter um bom desempenho, que o leve até o pódio, e para isso ele vem se aperfeiçoando através de treinos e de clínicas, como a última que participou com o técnico Fernando Possenti, de SP.

“Já participei de algumas maratonas, mas essa é a minha primeira de 1,5 quilômetro e estou treinando de segunda a sábado, quase quatro meses direto, focado nesta prova. Sei que para eu ganhar, tenho que administrar bem minha respiração e a condução, pois no rio não tem raia e são muitos nadadores juntos”, disse Matheus, que divide os treinos de segunda a sexta, das 6h às 8h, e aos sábados, das 8h às 10h, na Aquática Amazonas, com o curso de graduação de Engenharia de Produção, na UEA.

“Desde que iniciei na faculdade, com 17 anos, os treinos e o cronograma estão ficando mais apertados. Tanto é, que antes eu treinava mais fundo e agora estou investindo na velocidade. Mesmo assim, acho que o importante é não parar e ano que vem espero retomar minhas competições para o brasileiro, seleção brasileira e maratona também”, disse o jovem.

Curumim e Travessia

O Circuito Curumim, que como o nome sugere é voltado para as crianças, compreende as idades de 8 a 12 anos e terá o percurso de 400m, na Ponta Negra e largada às 7h.

A Travessia Almirante Tamanadré começa às 7h30, na Praia do Camaleão com chegada na praia da Ponta Negra, e terá a participação de atletas olímpicos. Desde 2007 que a prova não acontecia.

A dupla olímpica que fará parte do evento é formado por Ana Marcela Soares, que participou das Olimpíadas de Pequim 2008 e Rio 2016, além de ser dona de 11 pódios internacionais consecutivos e ser a única medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Kazan, na prova dos 25km; e Allan do Carmo, que foi bronze nos Jogos Pan-americanos (Rio 2007) e participou de duas Olimpíadas (2008 e 2016).

Inscrições - As inscrições para a Almirante Tamandaré estão sendo realizadas pelo site http://www.ticketagora.com.br/ e a taxa de inscrição será no valor de R$ 160,00 até 30 de novembro de 2016.  A entrega dos kits será realizada no dia 3 de dezembro, na Arena da Amazônia (entrada pelo Portão D, Flaviano Limonggi), das 8h às 17h, mediante ao comprovante de inscrição. 

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade