Publicidade
Esportes
Craque

Roberto Gesta recebe medalha Rui Araújo na ALE

Gesta, que esteve à frente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por 26 anos, recebeu a medalha das mãos de Josué Neto - presidente da ALE-AM e do deputado e líder do PSDB, Artur Virgílio Bisneto 29/08/2013 às 10:46
Show 1
Em destaque Roberto Gesta de Melo ao lado do deputado Artur Bisneto
Lorenna Serrão ---

Presidente das Confederações Sul-Americana e Ibero-Americana de atletismo, Roberto Gesta de Melo, 68, um dos amazonenses de maior notoriedade do mundo, foi homenageado nessa quarta-feira (28), durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), onde recebeu a medalha de ouro Rui Araújo - maior comenda concedida a uma autoridade, que se destaca por feitos nas esferas da política, jurídica e cultural. Gesta, que esteve à frente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por 26 anos, recebeu a medalha das mãos de Josué Neto - presidente da ALE-AM e do deputado e líder do PSDB, Artur Virgílio Bisneto, autor da propositura - aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.

“Eu achava uma injustiça o Gesta, um amazonense, ainda não ter sido condecorado pela Assembléia do seu Estado. Ele que já tem mais de 30 títulos pelo Brasil, alguns mais pelo mundo, uma figura que representa muito bem esse nosso sentimento pelo esporte. Hoje (ontem), estamos fazendo justiça e entregando a medalha Rui Araújo, com muita alegria, a ele que obteve reconhecimento internacional por todo o seu trabalho e dedicação ao esporte”, disse o deputado Artur Bisneto.

O prefeito Artur Virgílio Neto, que também participou da solenidade, disse que por conta da trajetória vitoriosa, o desportista é totalmente merecedor de mais essa homenagem. “Gesta é acima de tudo um grande líder do atletismo nacional e figura relevante a nível internacional. Uma pessoa, que com muito trabalho e amor ao esporte, soube impor sua marca. Essa homenagem é portanto, muito justa”, comentou Artur Neto.

Acostumado a receber muitas homenagens pelo mundo a fora, Roberto Gesta afirmou que receber a medalha Rui Araújo em Manaus tem um sabor especial.

“Evidentemente que receber essa medalha na minha terra é muito importante. Mas quero deixar claro que essa homenagem não é exatamente para mim, mas para todos aqueles que dedicaram a sua vida ao desporto e que contribuiram para que Manaus fosse cada vez mais reconhecida”, pontuou Gesta.

Orgulhosa, a esposa do homenageado, Maria da Conceição Gesta acompanhou a condecoração de perto. “É um orgulho muito grande que eu sinto dele. Ele tinha tudo para seguir uma carreira jurídica, mas por amor preferiu se dedicar ao esporte e fez isso sempre com muita competência”, declarou.

Duas perguntas

Roberto Gesta, Presidente da Confederação Sul-Americana

1-Como o senhor se sente recebendo mais uma homenagem e dessa vez no Amazonas?

Em ocasiões como esta surgem sempre muitas lembranças. E eu queria dizer que mais do que minha, esta homenagem é também àqueles que dedicaram a vida a causa do desporto, nós devemos muito a essas pessoas. Me sinto realmente muito feliz em receber a medalha Rui Araújo, ainda mais na presença de tantos amigos.

2-Já tem uma data definida para a primeira exposição das peças da sua galeria olímpica?

A Caixa Econômica, que é a patrocinadora dessa exposição, queria que a primeira exposição acontecesse ainda este ano, mas por conta do número de peças, são mais de mil, acredito que vamos deixar mesmo para os primeiros meses de 2014.

Publicidade
Publicidade