Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Volta por cima

Ronaldo Jacaré fala que está motivado e preparado para acabar com fase ruim

Vindo de três derrotas no UFC, o lutador radicado no Amazonas enfrenta o compatriota André 'Sergipano' Muniz no UFC 262



d18892e8-ba78-492a-9f20-7d9634d65dd2_03CCA58E-FC58-4496-A04D-897BE2B63780.jpg Foto: Divulgação
13/05/2021 às 11:20

Ronaldo Jacaré se prepara para entrar no octógono no próximo sábado (15), quando enfrenta o compatriota André Muniz no UFC 262. Para o capixaba radicado no Amazonas, a luta - que será válida no peso-médio - é importante para interromper um momento incômodo na carreira do atleta de 41 anos.

Pela primeira vez na carreira, Jacaré tem uma sequência de três derrotas. A última vitória do brasileiro foi em novembro de 2018, contra Chris Weidman. A partir daí, foram três reveses: contra Jack Hermansson, Jack Blachowicz e, no fim de 2020, contra Kevin Holland. Sobre o momento atípico que o lutador vem vivendo na categoria dos meio-médios, ele disse que além de treinar bastante, tem se focado apenas em vencer.



“O momento é horrível pra mim. Tá sendo horrível, mas eu foquei na vitória. Fiz um camp extremamente duríssimo e treinei porque sei o foco que eu tive e quero transformar essa má fase em boa fase. Treinei muito e foquei muito na vitória e treinando duro pra sair vencedor dessa luta ai”, comentou em entrevista exclusiva ao A Crítica, via ‘Zoom’.

Sobre as lutas em que saiu derrotado, Jacaré conta que apesar do preparo e foco, foi surpreendido, como na luta contra Holland, que saiu nocauteado ainda no primeiro assalto. Porém, ao citar a luta contra Blachowicz - na categoria meio-pesado, acima da categoria de Jacaré -, ele diz que apesar da luta ter sido apertada, considera que venceu o duelo que aconteceu no UFC Fight Night 164 e que o resultado foi decidido por decisão dividida dos juízes.

“Nessas lutas não teve nada novo, os adversários vieram prontos e alguns conseguiram me surpreender. Já a luta com o Blachowicz eu venci, eu estava no Brasil e não me deram a vitória. Não foi uma luta bonita, mas eu venci e o cara era o campeão, então é isso que tá acontecendo. Na luta contra o Holland, o cara me surpreendeu com um golpe de baixo pra cima. Eu estava bem fisicamente, estava bem preparado, então foi isso que aconteceu”, explicou.

Para este sábado, Jacaré enfrentará um lutador recém-chegado no UFC. André Muniz, de 31 anos, fará a terceira luta na franquia - venceu as duas anteriores. O mineiro tem como ponto forte o jiu-jitsu e o esperado é de uma luta dura, mas Jacaré está otimista.

“Imagino uma luta dura. Ele é um adversário completo, que vai tentar usar o jiu-jitsu pra me vencer, mas eu vou estar pronto para dar a volta por cima e trazer essa vitória, com certeza”, declarou, frisando que se preocupou bastante em manter o gás durante todos os três rounds.

“Peguei uns parceiros de treino bem longos, bem jovens e trouxe pra me ajudar, então tô bem preparado pro jogo dele. Fiz um camp bem duro de treinamento e eu também nunca tive uma envergadura muito grande, então tô acostumado a lutar com pessoas que têm envergadura melhor que a minha. Nos preparamos bem, estamos focados e prontos”.

Evolução

Desde que entrou no UFC, Ronaldo Jacaré notou a evolução dos atletas que se tornam cada vez mais completos e letais. Sobre isso, ele comenta que acredita ser um processo natural e contou que até ele evoluiu em algumas coisas para continuar competindo.

“Eu acho que é a evolução natural de todo esporte e você vê que os recordes mundiais vão sendo batidos com o tempo e tudo vai se renovando. A gente treina de tudo porque a luta começa em pé e os caras são bons em defesa de queda, os caras são bons em defesa de jiu-jitsu, o que faz a diferença é a luta em pé porque todo mundo teve uma evolução muito grande. Os caras treinam com os melhores que vão ensinar jiu-jitsu e isso faz diferença pra eles saberem defender todo tipo de chave, de queda. Eu venho aprimorando a parte em pé, o wrestling pra botar pra baixo, pra fazer o jiu-jitsu, entrada e quedas e o wrestling”, concluiu.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.