Publicidade
Esportes
Craque

Saiba onde praticar o esporte Stand Up Paddle no Amazonas

Praia Dourada é o paraíso dos supistas, que têm nas águas da Amazônia um cenário ideal para o esporte. Para o atleta Pablo Casado, o AM é o Havaí do SUP 19/10/2014 às 14:10
Show 1
Pablo Casado é presidente da Federação Amazonense de Stand Up Paddle (Fasup)
Felipe de Paula ---

O Stand Up Paddle tem conquistado adeptos em todo o Brasil. Mais recentemente, desembarcou nas águas tranquilas da Amazônia, encontrando ambiente perfeito para o seu desenvolvimento. “O Amazonas é o Havaí do Stand Up Paddle. Temos condições ideais para praticar. A água é tranquila, quente, sem falar na paisagem”, afirma o atleta Pablo Casado, presidente da Federação Amazonense de Stand Up Paddle (Fasup).

E essa vocação para o SUP tem sido percebida à medida que aumentam o número de praticantes do esporte na cidade e as opções para quem quer se iniciar ou se aperfeiçoar na prática. A Estrada da Praia Dourada, na região do Tarumã-Açu, é o point do stand up em Manaus e já tem pelo menos cinco lugares onde se pode alugar pranchas, receber instruções básicas e até receber aulas com instrutores profissionais do esporte.

Na Amazônia Tribal SUP, de Pablo Casado, se pode alugar e comprar pranchas e receber instruções básicas ou de aprimoramento visando condicionamento físico ou competições. Localizado na Praia Dourada, o local tem pouco fluxo de embarcações e vista para o belo pôr-do-sol do Tarumã-Açu. Eles também organizam pequenas expedições e travessias em grupo - inclusive noturnas - que dão maior tom de aventura ao esporte.

Pioneira em Manaus, a Amazon SUP, de Jurandir Toledo, tem uma ampla variedade de pranchas: são 40 delas, entre modelos race (mais velozes) e all round (mais estáveis). E não se preocupe com foto, pois lá há um profissional de prontidão para registrar a experiência como brinde. O roteiro consagrado é a travessia do rio até o igapó na outra margem, mas eles também fazem passeios maiores bimestralmente. “Eu vejo o SUP como uma coisa que vai fazer parte da vida do manauara. Ele veio para ficar”, diz Toledo.

Mas pra quem gostaria de aproveitar o final de semana para um passeio mais familiar, a pedida é o Abaré SUP and Food. Com 14 pranchas e preço especial para grupos, o flutuante, que também fica na Praia Dourada, traz um conceito de alta gastronomia para o meio do rio.

Mais isolado e longe da muvuca da praia, o local não tem acesso terrestre, mas há translado de graça: basta acionar o pelo telefone e em poucos minutos uma rabeta apanha o cliente na praia. O cardápio vai de saladas e petiscos a pratos à la carte. Destaque para o cuscuz marroquino de pirarucu e a tapioca de morango com chocolate.

Já o SUP do Abeca, situado no Flutuante Vitória Régia, é uma das opções novas no “cardápio” supista da cidade. Inaugurado em março, o espaço conta com pranchas rígidas e de Epoxi (apropriadas para instrução de iniciantes), conta o proprietário Sandro Abecassis. “É um esporte que vai motivar as pessoas a valorizarem mais a natureza amazônica aliando à prática de uma atividade física”, diz ele.

No já consagrado Flutuante da Tia, ambiente de bom gosto musical e águas ainda mais remotas nos dias de semana, o stand up também foi incorporado há pouco tempo, mas já faz sucesso entre os frequentadores. Ao lado do Abaré, conta com a hora de SUP mais barata da cidade: R$ 30 a hora.

Confira no quadro abaixo os preços e serviços de cada um. Depois é só escolher o seu, alugar uma prancha e cair na água.

Onde praticar

Amazon SUP

Endereço: Marina Rio Negro - Av. Litorânea, s/ número, condomínio Marina Tauá - Tarumã. Dica: entrando no Ramal da Praia Dourada, passando direito, nos sentido contrário ao da Praia Dia e hora: terça a domingos e feriados --- de 8 da manhã e até ás 18h

Preços: Semana - 50 reais duas horas / Final de semana e feriados: 60 reais duas horas / promoção: de terça a sexta, se alugar três pranchas, não paga por uma

Contato: 9988-5479

Atrativos: Tem 40 pranchas e tiram fotografias profissionais

Amazônia Tribal SUP

Endereço: Praia Dourada – Tarumã Açu.

Dica: ir na Estrada da Praia Dourada até o final

Preços: terça a sexta: 35 reais a hora / finais de semana e feriados: 50 reais por duas horas final de semana / promoção: pacote 150 - todos os dias de terça a sexta

Funcionamento: terça a domingo, de 8 às 18h

Atrativo: Instrutor Pablo é atleta de alto nível de SUP / região é tranquila, com pouca circulação de embarcações

Contato: 9988-5479

Flutuante da Tia

Endereço: Estrada da Praia Dourada, Tarumã

Funcionamento: de 10h às 19h / ou agendamento

Preços: 35 reais a hora / finais de semana e feriados 40 reais

Atrativo: Restaurante e bar/ Pedida para quem curte MPBContato: (8188-4145)

Sup do Abeca

Endereço: Flutuante Vitória Régia, estrada da Praia Dourada

Funcionamento: Semana por agendamento e finais de semana de 09h às 18h

Preços: Hora 30 reais / Promoção: com quatro pessoas, uma prancha é grátis

Atrativos: Flutuante tem restaurante e barContato: 9135-7645

Abaré SUP

Endereço: Praia Dourada, Tarumã-Açú, a 300 metros da praia.

Dica: Não há acesso terrestre; chegar na praia e ligar

Funcionamento: todos os dias com agendamento / sexta a domingos e feriados de 6 às 18h

Preços: 30 reais a hora ; 50 reais duas horas

Atrativos: Boa comida, com destaque para as tapiocas gourmet; Preferência a rock’n’roll clássico; mais isolado Contato: 9604-9775


Publicidade
Publicidade