Publicidade
Esportes
Craque

Saques na Ponta: Manaus recebe as finais do Circuito Banco do Brasil de volei de praia Sub-21

A competição reúne duplas masculinas e femininas de todas as regiões do Brasil. Com entrada franca o evento será disputado na praia da Ponta Negra a partir desta quinta-feira (29) até o domingo (1º)  27/10/2015 às 22:24
Show 1
Circuito BB Sub-21 de vôlei de praia agitará as areias da praia da Ponta Negra.
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O vôlei de praia desembarca nesta semana em Manaus, para quatro dias de belos jogos que definirão os campeões do Circuito Banco do Brasil Sub-21, temporada 2015. As partidas acontecem de quinta-feira (29) a domingo (1º), com entrada franca à torcida na arena montada na praia da Ponta Negra, na Zona Oeste da capital, tradicional local do esporte na cidade.

O torneio masculino conta com dois times empatados na liderança: Paraná e Ceará, com 720 pontos, que dependem de suas próprias forças. Quem terminar na frente conquista o título. A Paraíba, em terceiro, com 680 pontos, precisa terminar duas posições acima dos outros estados que brigam pelo título. Se for campeã, por exemplo, a dupla paraibana precisa que os rivais terminem no máximo no terceiro lugar.

Dois estados brigam pelo título no torneio feminino, o Sergipe, que lidera com 760 pontos, e Ceará, que aparece em segundo lugar, com 620 pontos. Enquanto o time sergipano depende apenas das próprias forças e precisa apenas confirmar presença e entrar em quadra, as cearenses precisam terminar com o título da etapa e torcer para que as adversárias não joguem. Missão praticamente impossível.


As partidas começam na quinta-feira (29), às 9h, com a disputa do qualificatório masculino. Nele, oito duplas brigam pelas últimas quatro vagas na fase de grupos. O torneio feminino não contará com qualificatório por já ter o número mínimo de inscritas.

Na sexta-feira (30), a partir das 11h, ocorre a fase de grupos dos dois naipes. O sábado (31) conta com as partidas das oitavas e quartas de final, a partir das 13h, enquanto semifinais e finais serão disputadas no domingo (1º), a partir das 8h30. Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título.

Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas. O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.


Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino), que repetiram a dose em 2014 e faturaram o bi.

Duplas participantes

O torneio masculino terá as seguintes duplas inscritas: Matheus Baby/Gabriel Mussi (RJ), Pedro/George (PB), Vinícius/David Pedreira (ES), Adrielson/Arthur Lanci (PR), Mateus Sampaio/Micael (DF), Jefferson/Allyson Lima (CE), Caio/Gugu (SE), Paulinho/Everton (SC), Iago/Joanderson (BA), Matheos/Jameli (AC), Kaique/Kopa (RS) e Jardel/Liton (RN).

Outros oito times duelam por quatro vagas no qualificatório. São eles Kevin/Thiago (AM), Caio/Rodrigo (AM), Max/Lins (AM), Victor Felipe/Hitan (AM), Gabriel/Neno (CE), Felipe/Claudio (AM), Danizio/Luiz Felipe (RR) e Thomaz/Lucas (MG).

Na competição feminina, os times inscritos são Tamiele/Juliana (RO), Pitty/Maria Gás (BA), Beatriz/Amanda (RJ), Larissa/Kyce (RN), Lydia/Andressa (PB), Verena/Talita (CE), Clicia/Chely (AM), Bitencourt/Ana (PR), Tais/Franciane (SC), Ana Patrícia/Anna (MG), Duda/Tainá (SE), Anna Luisa/Carol (RS), Victoria/Aninha (MS), Tayla/Anny (RR) e Josyene/Dianmary (RR).

Entre os times inscritos, destaque para cinco campeões mundiais Sub-19: George, Arthur Lanci, Andressa e Duda, todos em 2014, e Tainá, que em 2013 venceu também ao lado de Duda. A mineira Ana Patrícia, também ao lado de Duda, conquistou os Jogos Olímpicos da Juventude, na China, e também promete boas apresentações no torneio.

Além de Manaus, o Circuito Banco do Brasil Sub-21 já havia passado por Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e João Pessoa (PB). 


Publicidade
Publicidade