Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
GAVIÃO DO NORTE

Manaus FC fortalece grupo e amplia atuação em sete modalidades esportivas

Além do futebol, clube esmeraldino possui parceria com equipes de e-sports, futebol de mesa, futebol americano e basquete, e atletas de maratona aquática e MMA. Parcerias são vistas como valorização da marca



WhatsApp_Image_2020-02-17_at_17.57.18_8A335B43-42DA-41CC-97AE-827C36C5BA5A.jpeg Time de futebol americano do Manaus foi campeão da Liga Norte em 2019. Foto: Divulgação/Manaus FA
18/02/2020 às 09:20

Com apenas sete anos de vida, o Manaus se tornou ‘xodó’ rapidamente na capital amazonense. O ‘boom’ veio no ano passado, quando o Gavião do Norte conquistou o tricampeonato amazonense e o histórico acesso à Série C - feito que não ocorria no futebol baré desde 1999, com o São Raimundo. Tudo isso dentro das quatro linhas, no esporte que é uma religião para o torcedor brasileiro.

Nesse curto período de vida, o clube amazonense foi conquistando outras ‘arquibancadas’. Atualmente, a marca Manaus FC está presente em seis modalidades além do futebol: e-sports (esportes eletrônicos), futebol de mesa, maratona aquática, futebol americano, basquete e MMA. E o badminton deve ser mais uma modalidade inserida no grupo esmeraldino, de acordo com o presidente do Gavião do Norte, Luis Mitoso.




Luis Mitoso (à dir.) tomou posse da presidência ainda em 2019. Foto: Keylah Rabelo/Manaus FC

Valorização da marca

Impulsionado pelas conquistas no futebol, o Manaus passou a ser um bom parceiro para atletas e equipes até do esporte amador. Enquanto o clube tem seu escudo e sua marca exposta em outros esportes, para públicos que diferem dos torcedores do time de futebol - caso do e-sports é o mais claro neste sentido -, os atletas recebem apoio com equipamentos e ajuda de custos. É o que explica o presidente Luis Mitoso, que vê com bons olhos as parcerias.

“A marca (do Manaus) tendo mais visibilidade, é sempre bom. E as pessoas que procuram o Manaus para parcerias também enxergam com bons olhos. Quem nos procura está bem em suas modalidades e quer aproveitar a visibilidade que o Manaus tem. É tão bom para o Manaus quanto para o atleta ou equipe”, explicou o mandatário.

Uma das aquisições recentes do grupo de esportes do Gavião do Norte, Vitor Gadelha é revelação da maratona aquática. O amazonense explicou como funciona a ajuda. “Minha parceria com o Manaus não é nem tanto pela questão financeira. O clube quer aparecer em outros esportes, me chamou para uma possível parceria e eu, vendo que uma divulgação seria interessante, me juntei”, revelou Vitor, que também recebe auxílio de equipamentos e nos valores de inscrições para competir na modalidade.

Outra novidade para 2020 é a inserção do clube na modalidade futebol de mesa. A equipe foi apresentanda ainda neste mês de fevereiro com quatro nomes: Winnetou Almeida, Carlos Prado, Paulo Souza e Cleber Farias. Capitão do time, Winnetou falou que a parceria vai ser muito importante tanto para resgatar a paixão dos antigos fãs do futebol de mesa - o famoso futebol de botão -, quanto para conquistar novos adeptos.


Equipe de futebol de mesa conta com quatro atletas. Foto: Winnetou Almeida

Gavião nos eletrônicos 

A inserção mais comentada entre os torcedores foi a de e-sports. Febre mundial, os esportes eletrônicos têm se tornado tendência entre os mais jovens e tem sido um espaço de entrada para gigantes do futebol mundial atingirem um público externo às torcidas de futebol.


Time masculino de League of Legends já está competindo. Foto: Acervo pessoal

No caso do Manaus, as equipes disputam em cinco ‘games’: League of Legends, Overwatch, Rainbow Six, Free Fire e CSGO. No caso do League of Legends, o Gavião do Norte possui uma equipe 100% feminina. Cada modalidade dos esportes eletrônicos possuiu seis atletas e mais de 90% são amazonenses - apenas dois são de fora do estado do Amazonas. Ontem (17), a equipe também anunciou um time para o game Free Fire.

Diretor do Manaus E-sports, Jonatan Cavalcante foi o responsável pela concretização da parceria. Ele falou que a utilização da marca do clube esmeraldino foi fundamental para que a equipe conseguisse patrocínios. “Já tínhamos uma estrutura antes de firmarmos uma parceria com o Manaus. Usando o nome do Manaus FC conseguimos buscar patrocinadores que ajudam no financeiro para manter a organização de e-sports. O Manaus FC dá uma ajuda”, contou Jonatan, ressaltando que os resultados conquistados nas competições são fundamentais para a parceria ter sucesso.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.