Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Craque

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Duatlo é realizado em Manaus

Esta é a primeira vez que a capital amazonense sedia uma prova de duatlo. A disputa contará com a participação de 150 atletas



1.gif A paraense Jéssica Santos é a principal atleta do Amazonas
08/06/2013 às 13:11

Depois de sediar, em maio, o Brasileiro de Triatlo, Manaus recebe neste sábado (08), a partir das 7h30, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Duatlo. Em julho a capital baré irá receber o Brasileiro de Cross Triatlo e em setembro a Copa Continental de Triatlo. Com a realização desses eventos nacionais e internacionais, o número de atletas no Amazonas aumentou.

Esta é a primeira vez que a capital amazonense sedia uma prova de duatlo. A disputa, que acontecerá na Ponta Negra, Zona Oeste, contará com a participação de 150 atletas e servirá de seletiva para o Mundial de Duatlo, que acontecerá em Otawa (CAN) - a data do evento ainda não foi definida. “Nosso Estado só ganhou com esses eventos nacionais. O Brasileiro de Aquatlo contou com a participação de vários atletas locais e 80% dos inscritos para a prova de duatlo amanhã (sábado) são amazonenses. A procura pelo triatlo cresceu bastante, hoje nós temos muitos atletas federados e isso é importante, pois mostra o desenvolvimento do esporte em nosso Estado”, comentou Neto.



Para o superintendente da CBTri, Roberto Menescal, a competição realizada em um local paradisíaco como Manaus acaba sendo positiva tanto para os amazonenses, quanto aos atletas de outras regiões do Brasil. “Estamos bem satisfeitos com o trabalho da federação amazonense. Quem ganha com a realização dessas competições no Amazonas são os atletas. Os de outros Estados têm a oportunidade de competir em lugares que ainda não conheciam. Para o Brasileiro de duatlo, nós vamos contar com vários atletas do Sul do País, isso é uma forma de difundir a modalidade e a cultura dos Estados brasileiros”, pontuou.

O Brasileiro de duatlo terá o percurso 10 quilômetros de corrida, 40 quilômetros de ciclismo e mais cinco de corrida. Segundo Antonio Neto, durante a prova nacional haverá também um torneio estadual, especificamente para as pessoas que nunca participaram de uma competição de duatlo. “Nós vamos aproveitar o brasileiro para realizar um campeonato amazonense, ao mesmo tempo, com o percurso menor. Assim, os iniciantes e atletas que já participam de provas de triatlo, mas que nunca competiram no duatlo, poderão testar o fôlego. A etapa amazonense terá 2,5 quilômetros de corrida, dois quilômetros de ciclismo e mais 2,5 de corrida”, explicou o presidente da Fetriam.

A competição terá um total de R$ 11 mil em premiação para os vencedores até a quinta colocação das categorias elite e sub-23, nos naipes masculino e feminino, que também receberão troféu. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão medalhas.

A abertura da transição de todas as categorias começará as 6h. A previsão é que a premiação aconteça às 10h30.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.