Publicidade
Esportes
Craque

Seleção de basquete feminino do AM estreia nesta terça-feira (29) no Campeonato Brasileiro Sub-17

As meninas entram em quadra no início da tarde desta terça contra a seleção do Piauí em Poços de Caldas, Minas Gerais 29/09/2015 às 18:20
Show 1
A seleção amazonense desembarcou em Poços de Caldas no domingo (27) para disputar o Campeonato Brasileiro sub-17
Camila Leonel Manaus (AM)

Nesta terça-feira(29) começa o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Basquete e o Amazonas entrará em quadra com a seleção feminina, que estreia às 13h (hora Manaus) contra a seleção do Piauí. A seleção masculina folgará na primeira rodada e joga na quarta-feira (30), contra Rondônia. A competição terá oito dias de duração e acontece em Poços de Caldas, Minas Gerais. Os dois times amazonenses estão na 3° divisão do campeonato e buscam o acesso para a 2° divisão.

A delegação amazonense composta por 24 pessoas está otimista para fazer bonito nas quadras mineiras. O motivo do otimismo vem do fato de neste ano, o Amazonas conseguir levar o que tem de melhor.

“Neste ano, nós conseguimos trazer os nossos times principais.Tanto no masculino como no feminino. Isso é difícil porque a competição sempre bate com data de Enem, PSC e nunca dá pra trazer o time principal, mas neste ano, nós conseguimos e montamos equipes muito boas”, explicou Jonas Santos, Presidente da Federação de Basketball do Amazonas.

Jonas explicou que o período de preparação dos times foi proveitosa. A seleção feminina passou por três meses de preparação intensa com amistosos contra equipes de basquete sub-25 na agenda. Os meninos se prepararam durante dois meses.

A seleção masculina estreará contra a seleção de Rondônia

No masculino e no feminino nove vtimes disputam o acesso para a 2° divisão. Na primeira fase as seleções foram divididas em dois grupos e jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.

Nas três divisões, o Campeonato reúne 54 equipes e mais de 540 atletas representando os 26 estados e o Distrito Federal entram em quadra para a disputa da maior competição do basquete de base do país. Ao todo serão realizadas 144 partidas durante os oito dias do Brasileiro. 

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.


Publicidade
Publicidade