Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Craque

Seleção japonesa consegue empate no último minuto e garante vaga no Mundial do Brasil

A equipe empatou em 1 a 1 com a Austrália, em Saitama, e vai disputar seu quinto Mundial seguido



1.gif Japoneses comemoraram com camisas alusivas à Copa no Brasil
05/06/2013 às 12:51

A seleção japonesa já pode renovar o visto para o Brasil. Rivais do time de Luiz Felipe Scolari na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, os “Samurais Azuis” garantiram ontem uma vaga na Copa do Mundo: com um gol de pênalti de Honda aos 45 minutos do segundo tempo, a equipe empatou em 1 a 1 com a Austrália, em Saitama, tornou-se a primeira a conseguir a classificação para 2014 pelas eliminatórias e vai disputar seu quinto Mundial seguido.

A torcida japonesa, que lotou o estádio, levou um susto aos 37 da etapa final, quando Tommy Oar tentou fazer um cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Kawashima. Mas o árbitro Nawaf Shukralla marcou pênalti para os donos da casa já no último minuto, por toque de mão de McKay, e Honda não desperdiçou a chance: chutou forte no meio do gol e classificou o Japão para a Copa de 2014.



Com 14 pontos, a seleção treinada pelo italiano Alberto Zaccheroni lidera o Grupo B da quarta fase das eliminatórias asiáticas, seguido por Omã (nove, após vitória de 1 a 0 sobre o Iraque nessa terça), Jordânia e Austrália (sete) e Iraque (cinco). O Japão ainda faz mais um jogo antes da viagem ao Brasil para a Copa das Confederações: contra os iraquianos, na próxima terça, no Catar.

Até hoje, o Japão disputou quatro vezes o Mundial: 1998, 2002 (sede ao lado da Coreia do Sul), 2006 (treinado por Zico) e 2010. Em todas, a seleção japonesa contou com um jogador brasileiro naturalizado: Wagner Lopes (1998), Alessandro Santos (2002 e 2006) e Túlio Tanaka (2010). Atualmente, Zaccheroni não conta com nenhum brasileiro no elenco. As melhores campanhas do Japão em Copas foram em 2002 e 2010, quando caiu nas oitavas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.