Sábado, 07 de Dezembro de 2019
CHANCE DE OURO

Selecionados para fazerem teste em Santos, 'Meninos da Vila' amazonenses sonham alto

Aprovados na primeira seletiva do Peixe, meninos da Escolinhas Santos Manaus viajam em dezembro para a segunda etapa de avaliação no CT das categorias de base do clube santista



meninos_1B2C0F01-2E58-420A-B35C-D302D9B59A19.JPG Foto: Sandro Pereira/Freelancer
17/11/2019 às 09:59

Quatro meninos do Amazonas já estão arrumando as malas visando a realização de um sonho. Afinal, para muitos garotos do País, jogar em um grande clube de futebol é o principal objetivo de vida. E em dezembro, Davi Pereira, Lucas Melo, Marcílio Costa e Andrey Silva terão uma oportunidade de ouro em um lugar onde já surgiram diversos craques do Brasil.

Os quatro atletas foram selecionados para fazer um teste nas categorias de base do Santos, em São Paulo, no próximo mês. O convite veio após os meninos se destacarem em peneiras da Escola de Futebol Oficial do Santos - franquia do Peixe na capital amazonense -, que realiza avaliações a cada semestre. 



Sob os olhares de Essinho, ex-jogador do Santos e um dos avaliadores oficiais do clube, os meninos brilharam em campo. Dos quatro, Davi, Lucas e Marcílio passaram na avaliação interna. Já Andrey foi selecionado na Copa Rei Pelé, que é aberta a atletas de fora da franquia.

“Eles participaram de um jogo com dois tempos de 30 minutos e de fora o Essinho ficou avaliando as questões técnicas e táticas. A gente considera a fase aqui de Manaus a primeira, com a segunda já sendo a em Santos. Dessa, os aprovados vão para a última fase, que já é treinando com a equipe de competições da categoria”, detalhou David Filho, coordenador da Escolinha.


Caso passem na segunda fase, os garotos podem continuar no CT do clube. Foto: Sandro Pereira

De Uataumã para Santos

Dentre os cinco selecionados para a segunda fase da seletiva em Santos, dois garotos chamam a atenção pela trajetória. Marcílio e Andrey são naturais de São Sebastião do Uatumã, município localizado a aproximadamente 250 quilômetros da capital amazonense. 

Enquanto Marcílio já faz parte do corpo de alunos da Escolinha morando em Manaus, Andrey ainda está em sua cidade e tenta arrecadar os custos da viagem. Garotos talentosos que ganharam espaço no Santos Manaus e têm a chance de fazer história com a camisa do Peixe. 

“Fizemos um amistoso contra um time de Uatumã, que é de um projeto social, e o Marcílio se destacou. Logo depois eu conversei com o professor e ele disse que a família do Marcílio já tinha o pensamento de vir para Manaus. Então fiz o convite que se ele conseguisse vir para cá daríamos a bolsa”, conta David Filho sobre Marcílio, que chegou a morar na casa de um parente, distante dos pais, nos primeiros meses em Manaus.

Avó de Marcílio, Altina Maria é quem acompanha o garoto nos desafios do ainda novo atleta. De acordo com ela, a família é base de apoio e também de torcida, mesmo que a saudade bata quando o garoto estiver em Santos realizando o teste.

“Estamos muito felizes por ele, que está realizando esse sonho. Mas ficamos preocupados porque ele vai para longe. Temos grande esperança que ele possa conseguir alcançar o objetivo de passar na avaliação”, afirmou  a ‘avó-coruja’, que vê o apoio da família como essencial e motivador para o neto.

“Minha família tem muito orgulho de mim e fico feliz. Logo que cheguei fiquei triste por estar longe deles. Saí do interior e pude ser descoberto em um amistoso e isso é bem legal”, ressaltou o menino Marcílio, que joga de atacante e possuiu boa estatura para a idade.

Esforço pelos meninos

Após a confirmação da chance, os meninos e a Escolinha, principalmente, começam a se movimentar para que os custos das viagens sejam arrecadados. Seja por rifa ou por apoio de pais de outros alunos da Escolinha, o sonho vai ganhando forma.

“A gente faz esse esforço porque sabemos que é uma oportunidade na vida deles. Independente do resultado, é algo que vai ficar marcado na vida dos garotos. É uma experiência. E sempre dissemos que eles precisam acreditar”, completou o coordenador David Filho.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.