Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Craque

Série B amazonense: quatro times disputam duas vagas na elite do Estadual 2014

---



1.jpg Estreante: o time Nacional Borbense vai tentar aproveitar a boa aderência da torcida local para subir
31/08/2013 às 15:50

Na tentativa de ser tornarem grandes no futebol do Estado, quatro clubes buscam, a partir do dia 14 de setembro, quando inicia a Série B do Campeonato Amazonense, duas vagas para a elite do Estadual em 2014.

As principais novidades que prometem esquentar a briga pelo acesso à Série A serão: o recém-criado Manaus Futebol Clube; o CDC Manicoré – rebaixado em 2012; o Nacional Borbense - da cidade de Borba, que disputará pela primeira vez o profissional; e o Cliper Clube, que retorna agora defendendo a cidade de Tefé.

A luta pelo reconhecimento dentro do futebol não deve passar em branco para as cores preta e dourada do Cliper, que agora passa a chamar-se Cliper-Tefé, após três anos sem disputar uma competição profissional. O presidente da liga esportiva de Tefé, Carlos Cunha, e agora presidente do departamento de futebol da Águia Dourada, conseguiu arrendar o clube para o município por três anos. “Fiz um contrato de arrendamento de três anos com o presidente do Cliper e estabelecemos as cláusulas do contrato que vai até 2016”, explicou.

Para não ser um mero coadjuvante na disputa e apagar de vez o passado “sem brilho” da equipe, a segunda divisão é o passo maior para o triunfo no futebol baré. Jogadores conhecidos e mais atletas de outros Estados somarão esforços para a Águia definitivamente voltar a voar.

“Já estamos com o Fábio Gomes (ex-Fast e Nacional), Thiago Brandão, Djalma (ex-São Raimundo), fechamos com o Vidinha e mais alguns jogadores. Ainda contaremos com atletas de outras partes do Brasil”, disse o presidente, que possui parcerias com empresários de várias partes do País. O preparador físico Ronaldo Sperry também está no grupo, que aguarda a chegada de um comandante.

Um novato na competição também espera dar trabalho. Profissionalizado há menos de um ano e com mais de duas décadas de existência, o Nacional Borbense - equipe da cidade de Borba (distante 208 quilômetros de Manaus) - se espelha no xará da capital para se tornar referência no Amazonas. “É uma homenagem que resolvemos fazer ao Nacional. Também é por causa das cores e pela história que o clube fez na era Dadá Maravilha, Edu e companhia”, disse o presidente do Naça do interior, Rodenilson Fonseca.

O clube só foi confirmado na Série B por causa da equipe da capital, Tarumã, que mandou neste ano os jogos da primeira divisão na cidade do interior que teve uma ótima aceitação por parte da torcida. O ex-jogador e agora técnico, Francisco Robsoney, trabalhará com jogadores da própria cidade que estão na faixa etária dos 23 anos de idade.

Manaus Futebol Clube

A menos de cinco meses de existência, o Manaus Futebol Clube vem com “pinta” de grande para a disputa. Dirigentes que se afastaram do Nacional por causa de problemas internos, pretendem agora com o novo clube chegar ao topo do futebol amazonense. “Por não termos ideias compreendidas, resolvermos sair do Nacional e alçar nosso próprio voo. A meta é fazer um time grande que entre para disputar a competição em busca da primeira divisão do Amazonense, para depois irmos a uma Série D”, afirmou o diretor de futebol Giovane Alves, que junto com o presidente Luis Mitoso gerenciam a nova equipe.

O clube terá jogadores que atuaram no Estadual deste ano e ainda conta com o português Paulo Morgado como técnico. “Hoje temos 20 atletas que foram escolhidos pelo currículo, e estamos tendo bastante cuidado na escolha”, explicou o dirigente, que terá o centro de treinamento da equipe localizado no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus.

Na volta ao Estadual, após ser rebaixado em 2012 pela segunda vez, o CDC Manicoré vai tentar reconquistar a vaga para a primeira divisão. O clube conta com jogadores da própria cidade para obter o acesso, como tem feito nos últimos anos.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.