Publicidade
Esportes
Rio-2016

Sorteio define nesta quinta (14) as equipes que jogarão em Manaus nas Olimpíadas

A capital amazonense será uma das sedes do Torneio de Futebol dos Jogos do Rio e receberá jogos nos dias 4, 7 e 9 de agosto 14/04/2016 às 00:34 - Atualizado em 15/04/2016 às 10:56
Show arena23
Manaus sediará rodada dupla nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Foto: Euzivaldo Queiroz
acritica.com

A torcida amazonense poderá acompanhar o sorteio das seleções que jogarão o Torneio de Futebol Olímpico, nesta quinta-feira (14), a partir das 9h30 (Horário de Manaus), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em Manaus, os jogos acontecem em rodada dupla nos dias 4, 7 e 9 de agosto.

O Amazonas participará do evento por meio do Comitê Manaus 2016 da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O evento contará ainda com a participação dos assistentes, Ronaldinho Gaúcho, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e Aline Pelegrino, ex-zagueira da seleção de futebol feminino.

Sem chances de jogar na capital amazonense, a Seleção  Brasileira masculina está no pote 1, ao lado das seleções da Argentina, do México e do Japão. Por sua vez, já confirmada na Arena da Amazônia para o dia 9 de agosto, a seleção feminina permanece ao lado de Alemanha e dos Estados Unidos.

No masculino, haverá quatro chaves, sendo que as 16 equipes se enfrentam em 23 partidas na fase de grupos do torneio, nos outros potes estão: Honduras, Nigéria, Iraque e Coreia do Sul (Pote 2); Portugal, Suécia, Fiji, África do Sul (pote 3) e Colômbia, Argélia, Dinamarca e Alemanha (Pote 4).

Completam as chaves no feminino, França, Austrália e Suécia (Pote 2), Canadá, China e Nova Zelândia (Pote 3) e Colômbia, África do Sul e Zimbábue pelo pote 4.

Entenda o sorteio
As escolhas dos cabeças de chave das seleções masculinas foram baseadas a partir de um ranking olímpico, que considerou o aproveitamento das últimas cinco edições das Olimpíadas. Por sua vez no feminino, o critério utilizado foi a edição mais recente do ranking da Fifa, divulgado no último dia 25 de março. A única regra do sorteio é que as seleções do mesmo continente não podem ficar no mesmo grupo.

O Brasil ficará no grupo A no masculino, e no Grupo E, no feminino para facilitar na montagem da tabela de jogos, que serão disputados em sete estádios diferentes, sendo assim, ambas jogam duas vezes em Brasília e encerram a primeira fase na Arena Fonte Nova, em Salvador. Elas começam a campanha com dois jogos no estádio do Engenhão, no Rio, e depois vão a Manaus.

Publicidade
Publicidade