Publicidade
Esportes
Craque

‘Spider perdeu pra ele mesmo’, diz árbitro do UFC

Mário Yamasaki conversou com o CRAQUE e, entre outras coisas, falou sobre o papel de um árbitro, sobre suplementos naturais e sobre a derrota de Anderson Silva diante de Weidman 13/07/2013 às 10:56
Show 1
Árbitro é famoso pelo coraçãozinho que faz antes das lutas
Lorenna Serrão ---

Antes de ministrar o curso de arbitragem e regras do MMA, no Teatro Direcional, nesta sexta-feira (12), o árbitro do Ultimate Fighting Championship (UFC), Mário Yamasaki conversou com o CRAQUE e, entre outras coisas, falou sobre o papel de um juiz na concentração do atleta na hora de encarar o octógono, sobre suplementos naturais e ainda sobre a derrota de Anderson Silva para o norte-americano Chris Weidman, no último sábado - que decepcionou milhares de fãs do lutador brasileiro - agora ex-campeão dos médios.

Segundo Yamasaki, além de conhecer as regras das Artes Marciais Mistas, um árbitro também deve estar por dentro da psicologia esportiva. “É importante a gente saber como está a cabeça de um atleta antes, durante e depois do confronto. Afinal de contas, hoje em dia a luta não é só física, é mental também e nós, árbitros, temos que estar ligados em tudo o que acontece”, comentou.

Ainda segundo o árbitro, mesmo que o atleta esteja preparado fisicamente, a falta de concentração pode acabar prejudicando a atuação do lutador e por isso é cada vez mais importante que os atletas tenham uma equipe preparada. “Hoje em dia um lutador precisa ter, além dos treinadores das artes marciais, os profissionais de saúde, para que a falta de concentração não atrapalhe e também para que os atletas saibam lhe dar com o ego em um possível auge na carreira”, completou Yamasaki.

Apaixonado pelo açaí do norte, o árbitro do UFC está em busca do pó da fruta para levar para o Japão e para os Estados Unidos. “Quero muito levar açaí em pó, mas infelizmente ainda não consegui encontrar por aqui. Acredito que o açaí é um suplemento natural muito importante e saboroso”, pontuou.

Derrota Spider

Sobre a derrota do até então invicto, Anderson Silva, que perdeu o cinturão dos médios para Chris Weidman, no UFC 162, Yamasaki disse que faltou sorte ao brasileiro. “Anderson Silva sempre teve esse jeito descontraído na hora de provocar os adversários, mas dessa vez ele não teve sorte, acabou perdendo a luta para ele mesmo”, disse o árbitro - que também fez uma análise do confronto.

“Anderson fez o primeiro round perfeito, foi realmente muito bom. No segundo eu pensei que ele ia voltar e ia acabar com a luta, mas ele não quis. Preferiu continuar ‘brincando’, eu conseguia ouvir as pessoas gritando, pedindo para ele levar a luta sério, mas ele não ouviu, o corpo dele desligou, deu azar, levou um soco inesperado e acabou sendo nocauteado”, finalizou.

Hoje Yamasaki vai participar no evento de MMA It’s Time Combat 3, a partir das 18h, no ginásio do Rio Negro, Centro.

Mário Yamasaki árbitro do UFC

1º Após a derrota, o Spider declarou que tinha tirado um peso das costas. O que você tem a dizer sobre isso?

Eu acredito que ele tenha realmente tirado um peso das costas, mas ele poderia ganhar a luta e depois entregar o cinturão, deixá-lo a disposição para que outros lutadores lutassem para conseguí-lo, ficaria mais bonito. Depois da derrota ficou feio.

2º Você concorda com as críticas que Anderson Silva recebeu, após a vitória de Chris Weidman, principalmente nas redes sociais?

As críticas são normais e até aceitáveis, as pessoas querem mesmo expor as suas opiniões. Agora Spider é um lutador muito bom, ele é uma lenda do MMA, um super atleta. Ele está na terceira posição, mas na minha opinião ainda é o número um do ranking

3º Hoje você vai arbitrar no It’s Time Combat 3. Está ansioso por essa participação?

Sim, estou muito ansioso. Esta será a primeira vez que vou participar de um evento pequeno em Manaus. E quero até fomentar que Manaus é um celeiro de lutadores de MMA e de Jiu-jitsu também e eu espero que muitas pessoas prestigiem o IIt’s Combat 3. O esporte precisa de apoio, quem luta não briga e este evento vai mostrar um MMA do bem.

Publicidade
Publicidade