Publicidade
Esportes
LENDA DO PELADÃO

Sugismundo Tricolor comemora 43 anos de Peladão Brahma

A história do o ‘Sugismundo’ se confunde com a própria história do Peladão. São nada menos do que quatro décadas competindo no maior campeonato de peladas do mundo. 23/09/2016 às 05:05
Show sugismundo
Irmaõs, Jair dos Santos e Zé Maria, permaneceram com o Sugismundo (Foto: Antonio Menezes)
Thaissa Cordeiro (Manaus-AM)

 Um time que nasceu junto com o Peladão/Brahma. O Sugismundo foi fundado no  Morro da Liberdade em 1973 e já faz parte da história do maior campeonato de peladas do mundo. A família Fonseca foi responsável pela criação do time, um deles, Aroldo, chegou a defender as cores do tradicional América Futebol Clube. 

Com o passar dos anos, os Fonseca foram abandonando os campos. E para não deixar morrer a história do Sugismundo, os irmãos Jair dos Santos e Zé Maria dos Santos resolveram dar continuar no comando. Após a mudança de direção, o time passou a ser chamado de Sugismundo Tricolor. Zé Maria, de 51 anos, é presidente e jogador, ele comenta sobre a adoção do time, que começou há nove anos. “ A gente assistia aos jogos. Nosso pai e meus tios jogavam no time. Como tinha muita tradição, ficava mais fácil pra gente inscrever depois com o mesmo nome”, declarou o jogador.

Sobre a alteração para “Tricolor”, Zé Maria, explica: “Nós tínhamos um time de Pelada Júnior, o Tricolor Júnior, aí conforme o tempo foi passando, pegamos e colocamos essas cores em verde e vermelho.


Explicando
O irmão dele, Jair, de 50 anos, releva o porquê do nome do clube ser  sugismundo. “O nome surgiu de um boneco. No time tinha um mecânico que se chamava Nescau, como ele vivia sujo por conta do trabalho, e não tinha um nome ainda, foi colocado sugismundo. Ele era jogador do time. E como tinha o boneco, o nome do time ficou assim”, explica Jair.


 Peladão Brahma 2016
No Peladão Brahma 2016, o Sugismundo se desdobrará em duas duas equipes. Sugismundo Tricolor e o Sugimundo Amigos do Seu Manuel. Atualmente, os times contam com 22 jogadores em cada time. E a intenção dos irmãos é que o Sugismundo nunca acabe, que ele seja passado para outras gerações. “Não queremos que acabe, pois tem muita história. O Peladão já não conta com o Arsenal da Colônia, que também é muito tradicional, então não queremos ficar de fora também”, explica Jair.
 

Retrospecto dos uniformes

O Sugismundo iniciou o Peladão com as cores azul e branco; em seguida, o time adotou o preto e branco. Conforme passou o tempo, trocou o escudo e equipamento do clube. Com a chegada dos irmãos, as cores passaram a  ser verde e vermelho. “Como antes não tínhamos como participar, porque éramos jovens, aí nós tínhamos um time de Pelada Júnior, o Tricolor Júnior, aí conforme o tempo foi passando, nós pegamos e colocamos essas cores em verde e vermelho”, diz Zé Maria.

Publicidade
Publicidade